Mais uma prorrogação do auxílio emergencial para 2021

Mais uma prorrogação do auxílio emergencial para 2021 voltou a ser debatida. O assunto voltou a ser comentado sobretudo por conta do atraso na aprovação do programa substituto do Bolsa Família, o Auxílio Brasil.

Dentro do Governo Federal, uma ala já defender manter o auxílio emergencial por mais meses voltou. Mas isso só aconteceria caso o governo não consiga aprovar o Auxílio Brasil por agora. Caso o documento não seja aprovado, o a ideia do governo seria prorrogar o Auxílio Emergencial até lá.

O Presidente voltou a falar sobre a questão da prorrogação do auxílio emergencial. Essa foi portanto a primeira vez que ele tocou neste assunto desde que o Ministro da Cidadania, João Roma, garantiu ainda na semana passada que o projeto em questão não iria ser prorrogado por mais alguns meses.

Na ocasião, Bolsonaro chegou a falar que o auxílio emergencial não seria prorrogado. O chefe do executivo federal revelou, entre outras coisas, que entende que o programa atende muita gente e que várias pessoas estão pedindo pela prorrogação. Ele argumentou, no entanto, que não pode fazer isso por uma questão de respeito com as contas públicas.

Essa declaração acabou levantando uma série de críticas nas redes sociais. Muita gente lembrou, por exemplo, que algo em torno de 25 milhões de pessoas que hoje recebem o Auxílio Emergencial ficarão sem nada a partir do próximo mês de novembro. O próprio Ministro da Cidadania confirmou esse dado.

Teto de gastos

Para pagar esses benefícios, o Governo vem afirmando que vai ferir o teto de gastos de algumas forma. O próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) confirmaram isso.

De acordo com os dois o Governo vai precisar pegar dinheiro de fora do teto para bancar esses benefícios. No entanto, eles seguem dizendo que não irão poder fazer isso para pagar a prorrogação do Auxílio Emergencial.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 35 milhões de pessoas são usuárias do Auxílio Emergencial. O programa retornou com os seus pagamentos ainda em abril deste ano. Os valores variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender do público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.