Lula BATE O MARTELO e traz GRANDE novidade para funcionários do INSS

O Ministério da Previdência Social está adotando medidas para agilizar as concessões de benefícios, reduzindo o tempo de espera no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Carlos Lupi, ministro da pasta, anunciou que será reintroduzido um incentivo financeiro voltado para servidores, o que é conhecido como o bônus de produtividade, visando estimulá-los a trabalhar além do horário regular para lidar com casos pendentes.

Assim, espera-se uma significativa diminuição na fila dos atendimentos atrasados. Ao longo do painel promovido pelo IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), o ministro discutiu o futuro que terá o  INSS e explicou sua estratégia para lidar com as filas.

Segundo informações do ministério, existem aproximadamente 1,8 milhão de solicitações de benefícios aguardando a perícia médica, bem como a análise administrativa, abrangendo aposentadoria, salário-maternidade, auxílio assistencial e pensão.

Como o bônus de produtividade pode contribuir com as filas do INSS?

O ministro frisou que, nos três meses últimos, o INSS tem recebido mais pedidos iniciais além do que consegue atender, resultando em um acúmulo na fila.

Para reduzir essa espera, o bônus de produtividade terá sua implementação, permitindo que servidores se dediquem exclusivamente à análise dos pedidos pendentes.

A transparência também é uma prioridade, e a meta é analisar os pedidos pendentes de benefícios no prazo de 45 dias até o mês de dezembro.

Atualmente, apenas 36% dos pedidos são analisados dentro do prazo estabelecido por lei. Por isso, na semana passada, o ministério lançou o Portal da Transparência Previdenciária, que possibilita que os cidadãos consultem informações sobre a fila do INSS, incluindo seu tamanho e perfil.

Além do mais, o ministro enfatizou a importância de se ter uma informatização e de convênios com os outros órgãos públicos e ministérios para otimizar a eficiência do INSS. Lupi questionou os motivos de o INSS ter que lidar com atendimentos da assistência social, já que o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome tem um sistema para atendimento.

A ideia é automatizar o processo para conceder os benefícios imediatamente após a solicitação por meio do MDS. Durante o painel, o ministro Lupi também expressou preocupação em relação à chamada “reforma” trabalhista, a qual chamou de “antirreforma”.

Ele questionou como os sindicatos poderão se sustentar sem a contribuição sindical. Atualmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando um recurso que pode alterar o entendimento acerca da contribuição assistencial.

Então, cinco ministros votaram a favor da permição da cobrança dessas contribuições dos trabalhadores, independentemente de estarem sindicalizados. A decisão está pendente, esperando apenas um voto para que se forme maioria acerca do assunto.

Lula BATE O MARTELO e traz GRANDE novidade para funcionários do INSS
O bônus ajudará na redução da fila – Imagem: Adobe Stock.

Como acompanhar o andamento do processo no INSS

Para acompanhar o andamento do seu requerimento no INSS, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android) em seu dispositivo móvel;
  2. Faça o login no Meu INSS utilizando seu CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, siga as instruções para criar uma senha de acesso;
  3. Após fazer o login, você será direcionado para a página inicial do Meu INSS. Nessa página, você encontrará diversas opções de serviços e consultas;
  4. Clique na opção “Consultar pedidos” ou “Acompanhar requerimento” (dependendo da versão do site ou aplicativo);
  5. Será exibida uma lista com todos os requerimentos que você fez junto ao INSS. Procure pelo requerimento específico que você deseja acompanhar e clique nele;
  6. Na página de detalhes do requerimento, você poderá verificar o andamento do processo, se há alguma pendência ou exigência por parte do INSS, e também poderá visualizar eventuais comentários ou informações adicionais.

Além disso, é importante ressaltar que você também pode entrar em contato com o INSS para obter informações sobre o andamento do seu requerimento. Caso esteja enfrentando demora na análise, pode ser útil buscar a ajuda de um advogado previdenciário para orientação e, se necessário, ingressar com um Mandado de Segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.