Vestibular 2023/2 via ENEM: UFT encerra inscrições nesta quarta (12)

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma instituição de ensino superior pública com sede principal em Palmas, estado do Tocantins. A instituição oferece diversos cursos e oportunidades para os seus alunos, atraindo novos estudantes todos os anos. 

As inscrições para o Vestibular 2023/2 via ENEM da universidade estão abertas, mas os candidatos poderão se inscrever somente até esta quarta-feira, dia 12 de julho.

Dessa maneira, para que você ainda consiga realizar a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo sobre as inscrições no Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT. Confira!

Inscrições terminam nesta quarta-feira (12 de julho)

As inscrições para o Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT começaram na última sexta-feira, dia 07 de julho. Porém, o prazo para realizar a inscrição termina às 23h59 desta quarta-feira, 12 de julho.

Todos os candidatos poderão se inscrever somente de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site da Copese. A Copese, Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins, é o órgão responsável pela realização dos processos seletivos da UFT. 

Segundo as informações divulgadas, a inscrição será composta pelo preenchimento de um questionário socioeconômico e também do requerimento de inscrição integralmente, em que o candidato deverá inserir os próprios dados e documentos.

Vestibular UFT
Os participantes devem se inscrever de forma online. Imagem: UFT/Reprodução

Poderão participar do vestibular os candidatos que possuírem certificado de conclusão do ensino médio (ou equivalente) ou que estejam cursando o último ano do ensino médio. Assim, os participantes não poderão se inscrever na modalidade “treineiros”.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar uma modalidade para concorrer às vagas oferecidas pela UFT. Nesta edição do Vestibular via ENEM, estão sendo oferecidas 3 modalidades: Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT: taxa de inscrição

Conforme as informações presentes no edital do processo seletivo, os candidatos não precisarão pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participação no Vestibular 2023/2 via ENEM.

Dessa maneira, todos os participantes poderão se inscrever no vestibular de forma 100% gratuita

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT: funcionamento

O Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT não prevê a aplicação de nenhum tipo de prova para os candidatos, uma vez que a seleção irá acontecer através da nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. 

Poderão participar do processo seletivo os estudantes que tiverem feito a prova do ENEM entre os anos de 2020 e 2022 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. 

As pontuações finais dos candidatos no vestibular da UFT serão calculadas com base na média aritmética das pontuações obtidas nas cinco provas que compõem o ENEM:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Redação.

No caso de empate entre dois ou mais candidatos, a UFT irá considerar a renda familiar do candidato, a maior nota na prova de redação do ENEM e, por fim, a maior pontuação na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT: vagas disponíveis

Por meio do Vestibular 2023/2 via ENEM, a UFT irá oferecer 339 vagas para diversos cursos de graduação ministrados pela instituição.

As vagas são voltadas para os cursos de graduação oferecidos são ministrados nos campi da UFT nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Arraias, Miracema e Araguaína.

Todos os candidatos aprovados por meio do processo seletivo irão ingressar no segundo semestre de 2023.

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT: divulgação dos resultados

A UFT irá convocar os candidatos por meio de quatro chamadas diferentes. A primeira chamada do resultado será divulgada no dia 24 de julho. Todos os candidatos aprovados deverão se matricular conforme os procedimentos previstos pelo edital entre os dias 26 e 27 de julho. 

A segunda chamada, por sua vez, será divulgada no dia 31 de julho. Por fim, a terceira e a quarta chamada da UFT serão divulgadas nos dias 07 e 14 de agosto de 2023. 

Vestibular 2023/2 via ENEM da UFT: sistema de cotas

De acordo com o edital do Vestibular 2023/2 via ENEM, a UFT irá usar o sistema de cotas (ações afirmativas) para selecionar os candidatos. A instituição declarou que irá destinar uma parte das vagas para os participantes que fizeram o ensino médio em uma escola da rede pública e também para as ações afirmativas, que são direcionadas a indígenas e quilombolas.

Mais informações sobre a reserva de vagas do Vestibular 2023/2 estão disponíveis no edital da UFT. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.