Auxílio Emergencial: veja quem saca 6ª parcela nesta quarta, 6

De acordo com as informações do calendário oficial do programa, mais um grupo saca Auxílio Emergencial nesta quarta-feira (6)

A Caixa Econômica Federal está seguindo nesta quarta-feira (6) com as liberações dos saques do Auxílio Emergencial. Agora é a vez daqueles informais que nasceram no mês de abril. De acordo com as informações oficiais, o dinheiro está na conta destas pessoas desde as primeiras horas desta manhã.

Os beneficiários que fazem aniversário em abril receberam a quantia desta parcela ainda no último dia 24 de setembro. Só que naquele primeiro momento, a quantia só podia ser movimentada através de aplicativos digitais. Podemos citar, por exemplo, o Caixa Tem ou mesmo o sistema Internet Banking.

Por isso, as opções de movimentações do montante eram limitadas. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, eles só podiam realizar algumas ações como pagar boletos ou mesmo fazer algumas compras online e presenciais. Só que nem todos os estabelecimentos aceitam o dinheiro desse repasse.

A partir de agora isso muda. O cidadão que vai sacar a quantia vai poder fazer o que quiser com ela. Além disso, ele também passa a ganhar o direito de transferir o montante do 6º ciclo para outra contra. Pelo menos é isso o que dizem as regras do próprio Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Vale sempre lembrar que ninguém é obrigado a fazer esse saque. De modo que as pessoas que desejam seguir movimentando a quantia através dos aplicativos digitais podem fazer isso normalmente. Neste momento, de acordo com a própria Caixa Econômica, cerca de 70% dos usuários do programa mexem no montante através da internet.

Auxílio Emergencial

O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Emergencial ainda no ano passado. Na ocasião eles chegaram a pagar parcelas que podiam atingir R$ 1200. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, cerca de 70 milhões receberam.

Depois de um hiato de três meses sem nenhum pagamento este ano, eles decidiram retomar os repasses no último mês de abril. Só que agora o programa está nitidamente menor. Ele está chegando na casa de 35 milhões de brasileiros e a maior parcela é de R$ 375.

Como argumento, o Governo Federal alega que não pode seguir fazendo repasses muito altos. Isso porque, ainda de acordo com eles, o país não está mais sob a batuta do período de calamidade pública e nem do Orçamento de Guerra.

Prorrogação

Oficialmente o que se sabe é que o Auxílio Emergencial ainda vai fazer mais um pagamento. Ele deverá acontecer na parte final deste mês de agosto. Só que essa é uma informação que pode mudar a qualquer momento.

De acordo com informações de bastidores, membros do Palácio do Planalto estão tentando convencer o Presidente Jair Bolsonaro a prorrogar o benefício por mais algum tempo. E o chefe do executivo já teria aceitado a ideia.

O Governo, no entanto, ainda não oficializou essa prorrogação. A expectativa neste momento é de que eles façam esse anúncio ainda nesta semana. Isso porque o tempo para fazer essa mudança está ficando cada vez mais curto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.