Lista de BENEFÍCIOS do INSS para MEI é ATUALIZADA e você PRECISA saber disso

As vantagens oferecidas são diversas, garantindo segurança e proteção estendidas à família

Muitos não sabem, mas o MEI tem uma série de vantagens que são oferecidas pelo INSS. Além de a obtenção do título de microempreendedor individual ser gratuita, há diversos outros benefícios que podem facilitar a vida dos pequenos negócios e de quem o gere.

Primeiramente, é essencial que os interessados nessas informações compreendam que o processo é completamente de graça e realizado online. Ao concluir a inscrição no MEI, o indivíduo obterá um CNPJ, além de ter acesso aos benefícios previdenciários.

Vantagens oferecidas pelo INSS para Microempreendedores Individuais

Ser um Microempreendedor Individual proporciona diversas vantagens, incluindo a oportunidade de contribuir para a Previdência Social. Essa contribuição assegura acesso a benefícios que visam proteger o MEI e sua família quando necessário, proporcionando segurança e tranquilidade no futuro.

Aposentadoria por Invalidez e Idade

  • Aposentadoria por Idade: Ao atingir a idade mínima e completar 180 meses de contribuição, os microempreendedores têm a possibilidade de se aposentar, recebendo um benefício mensal equivalente a um salário mínimo;
  • Aposentadoria por Invalidez: Caso a invalidez impeça o trabalho, o MEI recebe um salário mínimo mensal proporcional ao tempo de contribuição.

Auxílio-Reclusão e Pensão por Morte

  • Pensão por Morte: Em caso de falecimento do microempreendedor, seus dependentes (filhos, cônjuge e pais) recebem um benefício mensal conforme suas contribuições;
  • Auxílio-Reclusão: Se o MEI estiver em reclusão, os dependentes recebem um benefício mensal proporcional à contribuição.

Salário-Maternidade e Auxílio-Doença

  • Auxílio-Doença: Em casos de acidentes ou doenças que impossibilitem o trabalho por mais de 15 dias, o MEI tem direito a um benefício mensal correspondente a 91% do valor contribuído na última vez;
  • Salário-Maternidade: Gestantes têm direito a um afastamento de 120 dias do trabalho, recebendo um benefício mensal equivalente ao salário mínimo.

Em resumo, as vantagens oferecidas pelo INSS ao microempreendedor são diversas, garantindo segurança e proteção estendidas à família. As contribuições mensais são acessíveis, possibilitando o acesso a diversos benefícios de extrema importância, como os mencionados acima.

Lista de BENEFÍCIOS do INSS para MEI é ATUALIZADA e você PRECISA saber disso
As vantagens oferecidas são diversas, garantindo segurança e proteção estendidas à família – Adobe Stock

Quatro informações cruciais sobre o MEI antes de iniciar

Para evitar golpes e informações incorretas, é importante conhecer quatro aspectos essenciais sobre o MEI antes de se inscrever.

  1. O processo de formalização, baixa e alterações cadastrais, bem como esclarecimento de dúvidas, é gratuito.
  2. Não se recebe DAS por e-mail ou pelos Correios.
  3. A formalização automática pode prejudicar o recebimento de benefícios governamentais.
  4. O desenquadramento como microempreendedor individual ocorre ao atingir o teto de R$ 81 mil.

Como obter um MEI gratuito? Veja o passo a passo simples

Embora os processos sejam simples, é necessário atenção por parte do cidadão. Confira o passo a passo ampliado.

Pesquisa Preliminar

Antes de iniciar a inscrição, é crucial verificar se a atividade é cadastrada como MEI. Além disso, a atividade deve ser permitida no município, exigindo consulta ao departamento responsável da Prefeitura para evitar cancelamentos futuros do alvará. O faturamento também deve estar dentro do limite anual de R$ 81.000,00.

Cadastro

O cadastro é realizado no Portal do Empreendedor, preenchendo um formulário com dados pessoais.

Procedimentos Pós-Cadastro

Após preencher o formulário, gera-se um número de CNPJ e um número de inscrição na Junta Comercial. Ao finalizar o processo, imprima o cartão do CNPJ e o carnê para pagamentos mensais.

Atenção aos Detalhes

O MEI paga uma quantia irrisória em comparação com outras constituições empresariais. Manter os impostos em dia é crucial, sendo o valor do INSS correspondente a 5% do salário mínimo. Em alguns casos, pode haver taxas municipais/estaduais, dependendo do local de atuação. O pagamento mensal vence no dia 20 e tem condições de pagamento em lotéricas ou bancos.

Percebe-se que é possível obter um MEI de forma gratuita e simplificada, mantendo-se em dia com as obrigações fiscais por meio das contribuições mensais e da Declaração Anual Simplificada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.