Como lidar com dias estressantes no trabalho?

Você sabe como lidar com dias estressantes no trabalho? Tem tido muitos dias desgastantes e, quando eles aparecem, não sabe ao certo o que fazer para melhorar? Bem, saiba que existem algumas pequenas mudanças cotidianas que podem ser grandes aliadas da sua qualidade de vida no trabalho.

Neste conteúdo, você conhecerá algumas dessas medidas bastante eficazes. Acompanhe e descubra!

Como lidar com dias estressantes no trabalho?

Para lidar com dias estressantes no trabalho é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer a si mesmo. Entender quais são os gatilhos emocionais do estresse pode lhe ajudar a conquistar uma rotina mais bem “preparada”, digamos assim. Isso porque você saberá em quais momentos estará diante de um pico de estresse, podendo se preparar para ele.

Além disso, medidas simples, como as que listamos abaixo, podem ajudar você. Veja:

1. Entenda que eles existem – e sempre existirão

Entenda que os dias estressantes de trabalho sempre existirão. Não existe nenhum trabalho neste mundo que nunca cause estresse. Aliás, não existe nenhuma esfera de nossas vidas que nunca cause estresse.

O estresse faz parte da nossa vida! E quanto antes reconhecermos isso, menos importância daremos a ele, no sentido de ficar “remoendo” a dor.

Dito de outro modo, claro que devemos dar atenção ao que sentimos, mas o que queremos dizer é que você deve ter o cuidado de não ficar focando só no estresse. Afinal, ele vai e volta – precisamos saber disso.

2. Não se cobre tanto

Cuidado com a autocobrança. Muitas vezes, para lidar com dias estressantes no trabalho é preciso, acima de tudo, respeitar o que se sente. Ficar se cobrando para atingir resultado X ou Y pode ser perigoso para a sua saúde mental. Respeite-se.

3. Tire alguns minutos para relaxar a mente

Tire alguns minutos para descansar quando perceber que o estresse está acima da média. Você não precisa parar 30 minutos, às vezes 3 minutinhos olhando para fora e respirando fundo já podem ajudar.

4. Peça ajuda quando necessário

Solicite ajuda quando sentir necessidade. Não queira abraçar todas as demandas sozinho, achando que é um verdadeiro super herói. Procure respeitar esses seus limites e solicite apoio dos seus colegas.

5. Atente-se para a sua vida fora do trabalho

Como está a sua vida fora da rotina profissional? Às vezes, você quer aprender a lidar com dias estressantes no trabalho, mas nem se dá conta que os principais gatilhos estão fora deles: uma vida com hábitos ruins e ausência de bons hábitos. Avalie isso!

6. Faça algo relaxante

Faça algo relaxante por algum momento. Que tal beber um chá? Ouvir uma música calma? Escrever para desabafar? Pense no que pode ser relaxante e pode servir de base para lidar com dias estressantes no trabalho.

7. Busque ajuda profissional

Por fim, se a recorrência das crises de estresse forem muito frequentes, considere buscar ajuda profissional. Quem sabe você encontra respostas mais plausíveis na sua psicoterapia, e que viabilizem mais qualidade de vida para você? Escute-se e veja como isso pode lhe ajudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.