Fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho

São diversos os fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho. Alguns são simples e dependem exclusivamente do colaborador. Outros são mais complexos e precisam ser colocados em prática com a ajuda de gestores.

Pensando nisso, trouxemos 5 fatores importantes que você deve conhecer. Acompanhe para saber mais.

5 fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho

Os fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho fazem toda a diferença no dia a dia dos colaboradores. É por meio deles que atingimos a realização profissional e, inclusive, a chamada “felicidade”.

Por isso, precisamos trabalhar alguns pontos fundamentais na nossa rotina de trabalho, e isso inclui conversar com os gestores para implementar mudanças.

Veja, agora, alguns fatores que podem impulsionar a qualidade de vida no trabalho:

1. Satisfação com as atividades executadas

Quando uma pessoa se sente satisfeita com as suas tarefas diárias, automaticamente ela passa a se sentir mais feliz no ambiente de trabalho. Afinal, uma das principais causas de estresse, esgotamento, ansiedade e tristeza no trabalho é justamente a sensação de insatisfação.

Isso porque essa insatisfação pode “roubar” a nossa motivação, diminuir a produtividade e os nossos resultados, e assim por diante.

2. Oportunidade de crescimento e desenvolvimento

As oportunidades existentes dentro da corporação também são consideradas fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho.

Se temos a chance de crescer, aprender e se desenvolver, nos sentimos parte de um propósito. E isso traz mais sentido para a nossa vida e o nosso dia a dia.

Afinal, se nos sentirmos estagnados na carreira, como poderemos ter motivação e bem-estar em nosso ambiente de trabalho?

3. Remuneração justa e adequada

A remuneração é peça-chave quando o assunto é qualidade de vida. Isso porque é por meio dela que o indivíduo mantém a sua família, as suas contas pagas, seus filhos alimentados, e assim por diante.

Logo, uma remuneração injusta é capaz de minar a qualidade de vida não só no trabalho, como também na vida pessoal.

4. Espaço de trabalho confortável e organizado

Ter um espaço de trabalho organizado, limpo, confortável e com tudo o que é necessário para executar as diversas tarefas, é algo fundamental.

Por isso, se você quer investir nos fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho, cuide do ambiente oferecido aos seus colaboradores. Questione quanto à possibilidade de haver melhorias.

5. Benefícios concedidos pela empresa

Os benefícios que a empresa oferece aos seus colaboradores podem ser uma peça-chave para o bem-estar e a qualidade de vida. Afinal, os colaboradores são seres “inteiros”, que merecem cuidados nas mais diversas esferas de suas vidas.

Assim sendo, quando a empresa oferece esse tipo de cuidado em circunstâncias que vão além das quatro paredes da corporação (como por exemplo, no caso de benefícios e descontos médicos), o indivíduo tem as suas necessidades mais bem atendidas. E isso impacta diretamente na qualidade de vida, satisfação e bem-estar no trabalho.

 

Agora que você já conheceu alguns dos fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho, invista em cada um deles e eleve a satisfação dos seus colaboradores!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.