Por que ler é tão importante para o cérebro?

Muitas pessoas dizem que a leitura é benéfica, mas por que ler é tão importante para o cérebro? Quais são os efeitos que a leitura provoca em nossa mente e no nosso cérebro, físico? Veja algumas respostas a esses questionamentos no decorrer deste conteúdo!

Por que ler é tão importante para o cérebro?

A leitura é uma forte aliada da nossa saúde cerebral, sabia disso? Por meio dela nós estimulamos a nossa mente, nossa memória, nossa concentração, etc. E os benefícios da leitura não param por aqui! Veja, a seguir, por que ler é tão importante para o cérebro:

1. Diminui o estresse e a ansiedade

Quando estamos lendo, a nossa mente tende a focar muito mais no que está sendo absorvido naquele momento. Isso significa dizer que o estresse e a ansiedade diminuem, devido ao foco não estar nos nossos problemas cotidianos.

E quando esse estresse e essa ansiedade “despencam”, automaticamente temos uma mente mais calma e tranquila. E isso influencia não apenas na saúde mental e cerebral, como também na saúde física.

2. Trabalha o nosso raciocínio e nossa cognição

A leitura também é responsável pela melhora em diversas funções cerebrais responsáveis pelo raciocínio e pela cognição. Ou seja, a leitura tem o potencial de nos deixar mais inteligentes, impactando, inclusive, na maneira como agimos na vida.

Portanto, começar a ler é começar a estimular a capacidade de raciocínio e aprendizagem!

3. Aumenta o nosso vocabulário e a nossa criatividade

Aprendemos muitas palavras e formas de se expressar quando lemos. Isso faz com que o nosso vocabulário seja muito mais rico e interessante, além de nos ajudar a colocar as ideias em palavras com mais facilidade.

Ao mesmo tempo, o fato de ter que conhecer muitos cenários e situações, faz com que a nossa mente seja cada vez mais criativa. Afinal, teremos um repertório de situações, soluções e acontecimentos, muito maior do que o natural.

4. Diminui os riscos de doenças cerebrais

Ler é tão importante para o cérebro, pois, também diminui as chances de se desenvolver algum tipo de doença cerebral. Em outras palavras, é como se fosse um exercício para o nosso cérebro e nossos neurônios. Logo, as chances de haver doenças neurodegenerativas são menores.

Por isso, se você quer uma velhice mais saudável e com um cérebro muito mais ativo e pronto para desafios, procure implementar o hábito da leitura na sua rotina a partir de hoje!

E, olha, você não precisa ler um livro por semana para começar a desfrutar de benefícios, hein? Mas sim, pode apostar em algumas páginas, diárias, para ir aprimorando o hábito de ler. Vale a pena tentar!

5. Ativa a memória e a melhora

Ter que memorizar tantos personagens, acontecimentos e situações, faz com que a nossa memória seja ativada durante todo o processo de leitura. Consequentemente, a nossa capacidade de memorizar as coisas fica muito mais qualificada, e isso impacta a nossa vida de diversas maneiras.

 

É por esses e outros motivos que ler é tão importante para o cérebro. Faça o teste e veja as vantagens sobre a sua vida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.