Quais os benefícios da leitura ativa?

Conheça os benefícios dessa técnica de leitura e invista nessa possibilidade.

Os benefícios da leitura ativa são capazes de impactar o desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa. Isso porque essa técnica viabiliza uma aprendizagem muito mais consistente e assertiva sobre determinado assunto que se lê.

Afinal, não estamos apenas focando superficialmente nas palavras que estão escritas, mas sim, nos atentamos para cada conceito e significado por trás delas.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios dessa prática, sugerimos que você acompanhe o conteúdo de hoje e fique por dentro desse assunto. Vamos lá?

Quais os benefícios da leitura ativa?

Para que você possa entender do que se trata a leitura ativa, sugerimos que você leia o nosso conteúdo sobre essa técnica de leitura eficiente. Isso lhe ajudará a compreender ainda mais os benefícios da prática. 😉

Mas, por ora, podemos resumir a leitura ativa como uma prática dinâmica de leitura. Ou seja, uma leitura que viabiliza uma espécie de diálogo com o que se lê. Você não apenas “passa os olhos” no texto, mas sim, conversa com o que está escrito.

Compreendido isso, vamos agora aos benefícios dessa técnica:

1- Melhora o foco e concentração na leitura

Quando lemos de maneira mais ativa, automaticamente melhoramos o nosso foco e concentração durante os nossos estudos.

Afinal, não estaremos lendo de maneira superficial e rápida, mas sim, estaremos dialogando com o material, fazendo com que a nossa mente raciocine de um modo mais efetivo.

2- Desenvolve o pensamento crítico

Um dos benefícios da leitura ativa que mais impactam no desenvolvimento de qualquer pessoa é com relação ao pensamento crítico.

Isso porque essa prática viabiliza uma leitura que questiona e “conversa” mais com o texto, não aceitando o conceito ali exposto sem antes raciocinar de maneira consistente sobre ele.

Consequentemente teremos muito mais argumentos sobre o material que estamos estudando.

3- Melhora a absorção de conhecimentos e informações

A leitura ativa também nos ajuda a aprender mais e mais rápido. Isso porque estaremos absorvendo cada linha de um texto, de uma forma mais intensa e ativa.

Ao mesmo tempo, impedimos que a nossa mente desfoque do conceito lido, deixando de absorver informações relevantes, por exemplo.

4- Torna a leitura mais dinâmica e prazerosa

Quem nunca se sentiu cansado ao ler apenas uma página de um material de altíssima complexidade? Pois é… A leitura superficial pode atrapalhar a aprendizagem, tornando os estudos mais cansativos e menos prazerosos.

Em contrapartida, a leitura dinâmica e ativa faz com que nos sintamos mais inteirados com o que lemos, aumentando o prazer e a satisfação diante dessa atividade.

5- Diminui o tédio na hora de estudar assuntos complexos

Da mesma maneira que você se sente mais inteirado com o texto e a atividade se torna mais dinâmica, automaticamente você diminui o tédio durante a leitura. Isso porque você está ativo, e fazendo a sua mente raciocinar de uma maneira criativa e consistente.

E assim, pode até mesmo impedir que a procrastinação seja uma consequência do tédio nos estudos.

Interessante, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.