Leonardo da Vinci: tudo para as suas provas!

Leonardo da Vinci: um resumo

Leonardo da Vinci é considerado, até os dias de hoje, um dos maiores gênios de toda a humanidade.

Da Vinci, além de refletir o Renascimento Artístico, movimento do qual fazia parte, oferece aos espectadores, em suas obras, uma série de indícios sobre como era desenvolvido o pensamento da Idade Moderna.

Dessa forma, não é de se surpreender que questões sobre Leonardo e seu contexto histórico estejam presentes nas principais provas do país, em questões de história e de artes.

Quem foi Leonardo da Vinci?

Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes artistas italianos do período renascentista. Alguns estudiosos afirmam, ainda, que ele teria sido o maior artista de todos os tempos.

Da Vinci era o que classifica-se como “gênio completo”. Isso porque, o italiano conseguia atuar co maestria nas mais significativas áreas do conhecimento. Entre elas, podemos citar: engenharia, arquitetura, escultura, dança, literatura e pintura.

Leonardo da Vinci: Biografia

Da Vinci nasceu no dia 15 de abril do ano de 1452 em Anchiano, uma cidadezinha da região Toscana próxima à cidade de Vinci e de Florença, na Itália. Com 17 anos, Leonardo já estudava artes e conseguia produzir importantes imagens. Pouco tempo depois, o jovem artista seria contratado pela família Medici, mais especificamente por Lourenço de Medici, seu mecena, e receberia importantes encomendas.

Enquanto trabalhava na corte dos Medici, Leonardo receberia a alcunha de polímata, ou seja, o indivíduo que possui conhecimentos aprofundados nas mais variadas áreas e que atua nessas com habilidade. Isso porque, além de pintor, Da Vinci foi escultor, matemático, arquiteto, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, naturalista, químico, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador de engenhos bélicos e inventor de instrumentos musicais.

Quando a família Medici acaba enfrentando alguns problemas, Leonardo vai para a França. Lá, ele irá ser responsável pelo projeto da residência do governador francês Carlos d’Amboise e por diversos outros trabalhos.

Leonardo da Vinci faleceria no ano de 1519, com 67 anos, na França. O seu corpo seria enterrado no palácio de Amboise.

Leonardo da Vinci: Obras

A primeira célebre obra realizada por Leonardo, ainda muito jovem, é a chamada “A Virgem do Cravo”, de 1478. Pouco tempo depois, o artista finalizaria a sua mais importante produção: a Mona Lisa, de 1503. No quadro, pode-se observar com clareza a técnica do sfumato, marca característica de Da Vinci, que é utilizada para criar um sombreamento na obra, bem como o uso da profundidade aérea, perceptível através da criação de fundos muito detalhados.

Além disso, podemos afirmar que as principais obras de Da Vinci foram:

  • “Anunciação”, exposta na Galleria Degli Uffizi, Florença
  • “Virgem dos Rochedos”, exposta no Museu do Louvre, Paris
  • “A Última Ceia”, afresco que se localiza na cidade de Milão, Itália
  • “Homem Vitruviano”, gravura que se encontra em Veneza, Itália.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.