O que é leitura dinâmica e como ela pode ajudar você nos estudos?

leitura dinâmica vem sendo cada vez mais difundida entre as pessoas que almejam estudar uma grande quantidade de conteúdos e livros, mas percebem que não têm tanto tempo para toda essa leitura.

Isso porque essa técnica visa diminuir o tempo dedicado à leitura. Tudo isso sem prejudicar a compreensão e interpretação do que está sendo lido.

Mas, como funciona a leitura dinâmica? Quais são os impactos dela nos estudos? No decorrer deste texto respondemos a esses questionamentos. Continue lendo e saiba mais!

O que é leitura dinâmica?

A leitura dinâmica pode ser entendida como uma técnica de ler cada vez mais rápido. Estima-se que um leitor comum consiga ler cerca de 200 palavras por minuto, enquanto que um leitor dinâmico pode chegar na marca de 700 palavras.

Isso ocorre devido aos exercícios oculares e mentais relacionados à prática de leitura. Hoje, é provável que você leia palavra por palavra, tentando focar na pronúncia mental e no significado de cada uma.

Com a leitura dinâmica, o foco fica em palavras-chave. Você não precisa ler um texto completo para entender a essência e os conteúdos ali passados. Mas sim, sabe o que precisa ser lido para compreender o todo.

Nesse cenário, existem a técnica de escanear o que está sendo lido. Essa técnica consiste em passar os olhos no texto, a fim de absorver as ideias centrais do que está sendo apresentando.

Muitas vezes, essa técnica já é “meio caminho andado” para compreender o conteúdo textual.

Depois de escanear, o seu cérebro passa a analisar as informações em destaque, absorvendo apenas o que é necessário para a aprendizagem/compreensão.

Como a leitura dinâmica pode auxiliar nos estudos?

Mas afinal, como a leitura dinâmica pode auxiliar nos estudos?

Bem, lendo mais rápido é possível absorver mais conteúdo em um período de tempo mais curto.

Assim, torna-se viável estudar uma grande quantidade de material sem ter aquela pressão de ter pouco tempo.

essa agilidade não atrapalha a compreensão, tendo em vista que você vai poder continuar fazendo as suas anotações, considerações, pesquisas paralelas, etc.

A ideia central, portanto, é encurtar o tempo dedicado a cada página, sem deixar de lado os outros métodos de aprendizagem que caminham lado a lado com a nossa leitura.

Logo, conseguimos construir o desenvolvimento de um estudo muito mais efetivo. Assim, vamos criando o hábito de manter o foco e a concentração naquilo que realmente faz sentido.

À medida que prestamos atenção apenas em palavras-chave e conseguimos exercitar os nossos olhos para que eles foquem no necessário, conseguimos absorver conhecimentos com mais rapidez e, mais tarde, usar isso em nossos trabalhos, provas, avaliações, etc.

Claro que você não precisa começar lendo 700 palavras por minuto. Comece analisando quanto tempo você leva para uma leitura hoje. Depois, crie metas para ir aumentando essa capacidade à medida que se adapta.

Não pule etapas. Vá implementando a leitura dinâmica aos poucos, conforme você consegue se desenvolver. E assim, use isso ao seu favor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.