5 usos da água sanitária em casa

Descubra o poder desse maravilhoso produto

A água sanitária é um produto usado para várias funções em casa. Ela pode substituir alguns produtos caros vendidos no mercado, também se usa esse produto em diversas áreas para limpeza. Para te nortear em como usar a água sanitária, elencamos os 5 usos da água sanitária em casa. Hoje, você aprenderá, para muito em breve, colocar em tudo em prática. Confira agora mesmo as nossas dicas incríveis e aprenda como as usar corretamente.

O que é a água sanitária?

A água de sanitária é um líquido com hipoclorito de sódio e ela tem função oxidante, além de poder corroer algumas extremidades.

Desse modo, justamente por essa função, utiliza-se a água sanitária  para desinfetar alguns locais. Ela também serve para limpeza profunda e até para eliminar germes de alimentos. Porém, exige-se muita cautela ao manusear esse líquido.

Água sanitária é a mesma coisa que o cloro?

Basicamente é do cloro, que é uma substância química, que se retira uma das substâncias que produz a água sanitária. Sendo assim, pode-se considerar a água sanitária mais diluída, uma substância que provém do cloro, enquanto o cloro é uma substância concentrada.

Definindo quais são os 5 usos que você pode ter da água sanitária em casa

A água sanitária é comercializada em mercados e é uma das substâncias mais usadas para a limpeza na casa dos brasileiros.

Os 5 usos que você pode fazer coma água sanitária estará abaixo. No entanto, tenha em mente que todo e qualquer uso que você fizer, você precisará ter muita cautela ao manusear a água sanitária.

De preferência, procure não ter contato direto com a pele para não ter irritações. Não deixe cair o líquido em roupas, principalmente escuras, pois ela mancha os tecidos que entram em contato e lembre-se que ela tem ação corrosiva. Logo, cautela na hora de a usar.

Confira então os principais usos dessa maravilha. Então, veja como você pode variar sempre a forma de trabalhar com esse produto.

Limpeza dos banheiros

5 usos da água sanitária em casa - Reprodução Canva
5 usos da água sanitária em casa – Reprodução Canva

Por ser uma excelente eliminadora de germes, a água sanitária é perfeita para fazer a lavagem dos banheiros. Eles são ambientes que ficam sujos constantemente e têm germes e bactérias, que não conseguimos enxergar. Apesar disso, fique tranquilo, vamos ensinar uma solução poderosa a você.

Então, para deixar seu banheiro livre de germes, você precisará de dois litros de água e 50 ml de água sanitária. Ainda, essa mistura pode ter também detergente neutro, sabão em pó essência de sua preferência, mas é opcional.

Basta aplicar essa mistura em todo o seu banheiro e a deixar agir por 15 minutos. Após esse período, enxágue e pronto, seu banheiro está limpo.

Lavagem de alimentos

Como já foi dito anteriormente, a água sanitária é ótima para eliminar germes. Então, você pode lavar suas frutas, legumes e hortaliças com ela.

Basta fazer uma solução de um litro de água para uma colher de sopa de água sanitária. Deixe seus alimentos de molho e, depois, enxágue um a um.

Limpar piso

A água sanitária é ótima para branquear e clarear pisos. Assim, usa-se a água sanitária para limpeza geral, mas, com uma misturinha potente, pode deixar seu piso branco e brilhante.

Desse modo, para essa misturinha, você precisará de dois litros de água, 100 ml de água sanitária, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e 50g de sabão em pó.

Em seguida, passe a mistura em toda a extensão do piso, esfregue com o auxílio de uma vassoura ou esponja e deixe agir por 15 minutos. Depois, enxágue com água pura e corrente.

Limpeza de fezes de pets

Nenhuma urina ou cocô é saudável, existindo substâncias ruins que naturalmente saem do nosso corpo por meio do nosso organismo. Com os pets não é diferente.

Dessa forma, se você tem animais em casa e vive sofrendo para limpar as fezes deles e retirar o cheiro que fica, então, basta você preparar a seguinte solução, com:

  • 2 litros de água;
  • 100 ml de água sanitária;
  • 50 ml de detergente neutro líquido.

Aplique essa mistura sobre o local, deixe-a agir por 10 minutos e, então, retire-a com água, fazendo o enxágue.

Limpeza de pias (de banheiro ou de cozinha)

As pias costumam acumular água parada, o que pode acabar gerando um certo lodo. Dessa forma, para deixar as suas pias limpas, livres de germes e higienizadas, você pode fazer uma simples solução com:

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de sopa de detergente neutro líquido;
  • Três colheres de sopa de água sanitária.

Coloque essa mistura sobre a superfície desejada. Por fim, aguarde 10 minutos, espalhe-a com uma esponja e, logo em seguida, enxágue.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.