Irritabilidade no trabalho: Como se acalmar em meio a uma crise?

Quem já viveu uma crise de irritabilidade no trabalho sabe o quanto isso é ruim e o quanto a irritação pode atrapalhar a nossa atuação. Por isso, justamente, que resolvemos elaborar este conteúdo para você.

Esperamos lhe ajudar com algumas dicas simples, a fim de clarear as suas ideias quando a crise de irritação surgir no cotidiano. Acompanhe-nos.

Como se acalmar em meio a uma crise de irritabilidade no trabalho?

Uma crise de irritabilidade no trabalho pode acontecer em qualquer circunstância. Às vezes, até temos a sensação de que a irritação surgiu do nada. Aqui, é necessário respirar fundo e buscar formas de se acalmar, a fim de não tornar o seu dia muito negativo e nocivo para a sua qualidade de vida.

Dessa forma, considere as dicas abaixo como sugestões que podem ser postas em prática para lidar com a irritação excessiva. Veja:

1- Comece analisar quais são os gatilhos

O primeiro passo é reconhecer os gatilhos emocionais por trás da crise de irritabilidade no trabalho. Isso poderá lhe ajudar a eliminar o mal de uma vez, ou então, afastar-se dele para acalmar-se.

Respire fundo e procure o estopim de toda a irritação. Mas quando encontrá-lo, não fique insistindo em resolvê-lo de qualquer forma, ainda com a cabeça quente. A tendência é que você apenas se irrite mais fazendo isso.

2- Dê uma pausa

Ao encontrar o problema, dê uma pausa. Dê uma volta no seu escritório, olhe pela janela, alongue o corpo, enfim! Tire a atenção da causa da irritabilidade no trabalho. Quanto mais você conseguir esquecer a questão por alguns minutos, mais baixo será o nível de estresse em sua mente.

Apenas quando se sentir mais tranquilizado você retorna ao trabalho. A tendência é que aqui você consiga encontrar a solução mais facilmente, já que a irritação diminuiu.

3- Converse com alguém ou escreva sobre o problema

Lembre-se que em qualquer empresa existem outras pessoas trabalhando em prol de um objetivo maior. Isso quer dizer que você não precisa se sentir sozinho nesse ambiente. Assim, é possível conversar com alguém sobre o que você está sentindo, visando elaborar estratégias para lidar com o problema.

Acredite, falar sobre o que se sente pode fazer com que compreendamos melhor o que está dentro de nós, além de que conseguimos nos “aliviar” dessa forma. As dores podem ser gastas com palavras. Lembre-se disso.

4- Quando se acalmar, pense em estratégias para lidar com o problema

Depois que o “fogo” diminuir, foque em pensar em estratégias diferentes para lidar com o problema. Não precisa ser algo muito mirabolante, mas esteja pronto para testar novos métodos e assim amenizar a irritabilidade no trabalho por erros repetitivos.

5- Não fique absorvendo tudo, cuide da sua saúde mental!

A sua saúde mental merece atenção. Ponto.

Se você a negligenciar, a irritabilidade no trabalho pode se tornar mais recorrente, assim como o estresse, a ansiedade e até mesmo a Síndrome de Burnout.

Portanto, busque cuidar mais das suas emoções e escute você mesmo com mais atenção. Quando cuidamos de nós dessa forma, tendemos a controlar as nossas emoções – impedindo que elas nos controlem. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.