IPCA e inflação: projeções atualizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB)

Confira as projeções do IPCA e da inflação, conforme atualização do Banco Central. Veja mais detalhes relevantes sobre a economia nacional!

De acordo com informações oficiais divulgadas pelo Banco Central do Brasil (BCB), as expectativas de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 10,2%, 5,0% e 3,5% para 2021, 2022 e 2023, respectivamente. 

IPCA e inflação: projeções atualizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB)

Sendo assim, no que se refere às projeções condicionais de inflação, no cenário básico, com trajetória para a taxa de juros extraída da pesquisa Focus e taxa de câmbio partindo de USD/BRL 5,65, e evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC), as projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 10,2% para 2021, 4,7% para 2022 e 3,2% para 2023. 

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 9,25% a.a. neste ano e para 11,75% a.a. durante 2022, terminando o ano em 11,25% a.a., e reduz-se para 8,00% a.a. em 2023. 

Informações disponíveis até a 243ª reunião do Copom

As projeções apresentadas utilizam o conjunto de informações disponíveis até a 243ª reunião do Copom, realizada em 7 e 8.12.2021. Para os condicionantes utilizados nas projeções, em especial os advindos da pesquisa Focus, a data de corte é 3.12.2021, a menos de indicação contrária. 

Conforme divulgado anteriormente, em sua reunião mais recente (243ª reunião), o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 1,50 ponto percentual, para 9,25% a.a, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

A evolução recente da conjuntura econômica

O Banco Central do Brasil (BCB) informa em seu mais recente Relatório de Inflação que analisa a evolução recente da conjuntura econômica, considerando o cenário internacional e doméstico, bem como as perspectivas para a economia do país nos próximos trimestres. 

A avaliação do cenário internacional aborda as principais economias avançadas e emergentes, com ênfase em aspectos que tendem a exercer influências sobre a economia brasileira, em especial, os indicadores de inflação e de atividade.

A análise da conjuntura doméstica

Além disso, a instituição ressalta que a análise da conjuntura doméstica abrange os principais condicionantes da atividade econômica, considerada tanto pela evolução das contas nacionais como pela trajetória de indicadores setoriais de maior frequência e tempestividade. Avaliam-se também os aspectos centrais associados aos movimentos no mercado de trabalho, à evolução do mercado de crédito, aos desempenhos das contas públicas e das contas externas do país.

Portanto, o documento divulgado oficialmente pelo Banco Central do Brasil (BCB)  analisa o comportamento da inflação e das expectativas de mercado, considerando as trajetórias dos principais indicadores de preços. Visto que todos os fatores citados amparam o fluxo da economia nacional. É possível consultar o Relatório Oficial na íntegra, divulgado na desta publicação (17/12), acessando a plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.