Investir Requer Análises e Conhecimentos Diversos

O que preciso saber para ser um investidor no mercado financeiro?

Para que você invista no mercado financeiro brasileiro é importante que estude sobre as opções oferecidas pelo mercado. Já que é necessário explorar todas as possibilidades, aceitando os riscos inerentes ao investimento, porém, entendendo as opções de forma aprofundada.

Por isso, é importante que comece aos poucos, o mercado financeiro possui opções para investidores que permitem aplicações com valores baixos.

Por exemplo, o Tesouro Direto permite que você invista valores a partir de R$ 30,00.  Sendo assim, ao iniciar com valores baixos, você entende o comportamento desse mercado para quem então, conforme você adquire experiência, pode direcionar valores mais elevados e fixos.

Um passo de cada vez…

 Além disso, é primordial que você analise as opções para que não retire o seu dinheiro todo da poupança e aplique em um único investimento que você não conhece muito. Por isso, a poupança é uma opção, mas não é a única, no entanto, as demais precisam ser estudadas e aprofundadas.

Primeiramente, o iniciante no mercado de investimentos geralmente começa pelos investimentos de renda fixa. 

Já que são opções de investimentos que permitem que você saiba o valor que será resgatado ao final do período determinado, o que aumenta a segurança do entrante nesse tipo de mercado.

 Por outro lado, os investimentos em renda variável podem ser mais rentáveis, porém, são mais instáveis. Sendo assim, são opções que exigem um pouco mais de conhecimento por parte do investidor.

 Hoje em dia no mercado há muitos bancos, financeiras e corretoras de valores que fazem o intermédio para que você invista sem cobrar nenhum tipo de tarifa.

Ao passo que outras empresas cobram. Por isso, analise as opções que geralmente ficam entre as corretoras de valores e os bancos.

Muitos bancos digitais na atualidade oferecem opções de investimentos sem cobrar nada, assim como algumas corretoras de valores. Por isso se atente a essa questão da taxa administrativa para que você entre nesse mercado economizando.

Busque por fontes seguras 

 Há muitos profissionais que se direcionam para leigos e você encontrará diversos materiais, como livros e vídeos na internet.

No entanto, procure informações de pessoas que conheçam bem o assunto. Podemos citar, por exemplo, o Gustavo Cerbasi que tem uma linguagem de muito fácil entendimento e tem vários vídeos e livros no mercado, sendo uma referência.

É importante que você desconfie de promessas fáceis de investimentos com ganhos muito elevados. Busque informações em fontes oficiais.

Investir é correr riscos e quanto mais você entender a funcionalidade de cada opção, melhor será a sua escolha.

Sendo assim, comece aos poucos e não abandone a poupança de uma vez. Você pode criar um plano para que se sinta seguro quanto a essa viabilidade, no entanto, é uma opção importante e o radicalismo não é bom conselheiro das suas finanças. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.