Investimentos Para Iniciantes – Veja Dicas

Investimentos para iniciantes

Investir pode ser um desafio para muitas pessoas, no entanto, é muito importante que busque por conhecimentos aprofundados sobre as possibilidades oferecidas pelo mercado financeiro. 

Investimento em renda fixa

Geralmente, os investimentos em renda fixa são indicados para pessoas que estão entrando no mundo dos investimentos. Isso porque é possível saber o valor que será resgatado ao final do prazo estabelecido, o que traz mais segurança ao novo investidor. 

De forma sucinta, investir em renda fixa é uma forma de emprestar dinheiro aos bancos, bem como, ao governo, dependendo do título. Dessa forma, o investidor recebe esse valor de volta corrigido. 

Certificado de Depósito Bancário

Uma das formas mais comuns para iniciar neste no mundo dos investimentos é através do CDB (Certificado de Depósito Bancário), uma vez que eles ajudam o banco a financiar empréstimos e outras operações. 

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é utilizado pelo CDB para remunerar os investidores. O CDB é garantido pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, o que é uma segurança maior para o investidor. 

Veja outras opções de renda fixa importantes para novos investidores:

  • LCI (Letra de Crédito Imobiliária);
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • Tesouro Direto;
  • Debêntures;
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio);
  • Fundos de Renda Fixa.

Renda variável

A renda variável não é previsível, por isso, requer mais riscos por parte do investidor. Por conta dessa imprevisibilidade, não é recomendado o investimento em renda variável para entrantes no mundo dos investimentos. São muitas as opções de aplicações de renda variável. No entanto, há algumas que são principais.

Ações

De forma sucinta, o capital das empresas é dividido em centenas, de pequenas partes, ao passo que cada uma delas é uma ação.

O mercado de ações tem crescido no Brasil, porém, é preciso se elevar o nível de conhecimento para aceitar o risco de investir em ações.

Fundos de Investimentos

Os fundos de investimentos permitem investir em renda variável de maneira fácil. No entanto, verifique as taxas de administração. 

De maneira sucinta, os fundos de investimentos são estruturas de investimento coletivo. Os ativos dos fundos incluem títulos públicos, de renda fixa, ações, commodities, cambiais, dentre outros. 

Conhecimento para novos investidores 

É possível diversificar seus investimentos, no entanto, é importante que analise os riscos e entenda a volatilidade do mercado. Falamos sobre livros voltados para novos investidores, caso queira conferir, clique no destaque. 

Pode ser importante adquirir conhecimentos diversos para investir além da poupança de forma direcionada e objetiva. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.