Filosofia no vestibular UEL: o que é cobrado?

Filosofia no vestibular UEL: aquilo que mais cai

A UEL, Universidade Estadual de Londrina, recebe alunos de todos os lugares do Brasil, uma vez que possui um alto nível de ensino e é considerada uma das melhores e maiores universidades do país.

Dentre as matérias que caem em seu vestibular, a filosofia é uma que merece uma atenção especial dos candidatos que desejam garantir um alto desempenho. Isso porque, as questões sobre essa disciplina costumam ser muito complexas e abrangentes, exigindo diversos conteúdos do candidato. 

Assim, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os tópicos de filosofia que são cobrados com grande frequência no vestibular da UEL.

Filosofia no vestibular UEL: como cai?

Em 2021, a universidade executou seu vestibular em apenas uma fase, devido à pandemia de COVID-19. Você deve ficar atento às divulgações, tanto da própria universidade quanto dos meios de comunicação, para saber exatamente como serão aplicadas as provas das próximas edições, uma vez que isso ainda não está definido. 

A filosofia estará presente na prova de questões de múltipla escolha, se o modelo da pandemia for mantido, e será cobrada nas provas de primeira e segunda fase, se o modelo tradicional for mantido.

Porém, os conteúdos cobrados nos dois modelos são os mesmos. Vamos conferir, a seguir, quais são os conteúdos de filosofia mais cobrados pelo vestibular da UEL.

Problemas políticos e éticos da Filosofia

Problemas políticos com Estado, sociedade e poder, bem como a conceituação de ética e política são conteúdos extremamente cobrados. Ainda, as controvérsias da democracia, do poder, da liberdade e dos direitos dos cidadãos são também muito abordadas pelas questões.

Problemas epistemológicos da Filosofia

O estudante deve saber dissertar sobre as origens e as fundamentações do conhecimento, os processos pelos quais os seres humanos adquirem conhecimento e o que os homens podem, segundo diversos pontos de vista de vários pensadores, conhecer e ou não.

Problemas estéticos na filosofia

O candidato terá que ser capaz de conceituar o que é belo segundo diversos filósofos e como podemos definir a essência da beleza. Ainda, as questões que envolvem o jusnaturalismo e o contratualismo, principalmente segundo Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e John Locke, também podem ser exploradas pela prova. 

Grandes filósofos

O estudante deve saber dissertar e responder questões sobre os principais filósofos de diferentes períodos da Filosofia. Assim, o aluno deve conhecer o pensamento de Aristóteles, Platão e Sócrates, bem como o de Maquiavel, Kant e Montesquieu.

A prova de filosofia da UEL aborda com frequência também os grandes nomes da chamada Filosofia Contemporânea, como Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.