Vestibular Fuvest: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Vestibular Fuvest: um resumo sobre o exame

O vestibular da Fuvest permite o acesso dos candidatos à Universidade de São Paulo, conhecida como USP.

A universidade é considerada uma das melhores do país, oferecendo um ensino de qualidade e gratuito. Assim, saber como o vestibular da Fuvest funciona é fundamental e deve fazer parte da sua preparação.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe informações sobre o vestibular, sua estrutura e as principais datas que os candidatos devem ter em mente.

Vestibular Fuvest: as datas disponíveis até o momento

Depois de firmar acordos com outras universidades estaduais, a FUVEST, responsável pela execução do vestibular da USP, divulgou o calendário para a realização das provas.

A primeira fase do vestibular deverá ocorrer no dia 12 de dezembro de 2021 e as inscrições poderão ser feitas a partir do mês de agosto. A divulgação do edital, porém, não tem uma data definida ainda.

Vamos analisar algumas outras datas muito importantes:

  • Quem precisar solicitar a isenção ou a redução da taxa de inscrição poderá fazer isso no período de 14/06 a 07/08/2021
  • O período de inscrições para o vestibular acontece de 16/8 a 01/10/2021
  • A data para o pagamento da taxa de inscrição ainda não foi definida
  • No dia 12/12/2021 acontecerá a 1ª fase Fuvest 2022
  • Nos dias 16 e 17/01/2022 irão ocorrer as provas da segunda  fase da Fuvest 2022
  • As provas de habilidades específicas ainda não tiveram suas datas definidas
  • No dia 04/02/2022 será divulgado o resultado da oficial da Fuvest 2022
  • As datas para matrícula dos estudantes selecionados ainda não foram divulgadas.

Vestibular Fuvest: estrutura

Como a maioria dos vestibulares das faculdades públicas do estado de São Paulo, os exames da Fuvest são compostos por duas fases, sendo a primeira delas eliminatória e a segunda, por sua vez, classificatória.

Vestibular Fuvest: primeira fase

A prova da primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões objetivas, que abrangem conhecimentos do conteúdo do ensino médio. A prova deve ser realizada em até cinco horas. 

Vestibular Fuvest: segunda fase – primeiro dia

O primeiro dia de prova da segunda fase da Fuvest é composto por uma redação. Essa deve ser realizada em modelo dissertativo-argumentativo pelos candidatos.

Além disso, o candidato terá que responder 10 questões sobre língua portuguesa de maneira dissertativa, em que serão avaliadas as suas capacidades de ler, interpretar e dissertar a respeito de textos fornecidos. Dentre essas questões se encontram aquelas sobre os livros obrigatórios.

Vestibular Fuvest: segunda fase – segundo dia

No segundo dia da segunda fase, os candidatos terão que responder 12 questões dissertativas de duas a quatro matérias, dependendo do curso escolhido.

Ainda, a prova de habilidades específicas será aplicada aos candidatos que se candidatarem aos cursos de Artes Cênicas, Música e Arte Visual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.