Investimentos de renda fixa: poupança, tesouro direto e CDB

A poupança pode ser parte de um fluxo financeiro resolutivo dentro de um processo planejado na sua rotina. Saiba mais!

A poupança pode ser parte de um fluxo financeiro resolutivo dentro de um processo planejado na sua rotina, assim como outras opções de renda fixa.

Investimentos de renda fixa: poupança, tesouro direto e CDB

A viabilização de uma poupança pode ser um ponto relevante para considerar no seu planejamento financeiro, independentemente de sua situação financeira atual. Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para esse fim. Entretanto, é possível modificar hábitos de compra e consumo para que a poupança seja parte de um processo financeiro resolutivo.

Um novo conceito na sua rotina

Essa ideia se refere a um novo conceito que poderá ser útil para questionar seus impulsos de compra. No entanto, a implementação desse conceito na sua rotina pode ser gradual e simples. Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas, ou ainda, pode ser viável trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta digital.

Trocas econômicas

Certamente, essas trocas lhe renderão valores baixos, no que tange aos valores economizados. Contudo, é muito importante que poupe esses valores para a devida visualização do seu processo, reforçando hábitos financeiramente positivos e sustentáveis. 

Além disso, a poupança não precisa ser o seu único objetivo dentro do seu planejamento financeiro, já que é possível conhecer o mercado e contemplar outras possibilidades.

Tesouro direto

O tesouro direto, por exemplo, é muito utilizado por quem deseja viabilizar uma reserva de emergência. Além disso, é uma opção que permite direcionar valores baixos, entendendo de forma prática o funcionamento do mercado de investimentos e a importância da diversificação de valores.

CDB

Os Certificados de Depósito Bancário também permitem que o investidor invista valores baixos. Sendo assim, trata-se de uma opção com rentabilidade diária e que permite resgate a qualquer momento. O CDB é uma opção de renda fixa possível encontrar em duas modalidades: prefixada e pós-fixada.

De forma sucinta, o CDB prefixado é uma aplicação que permite que o cliente saiba o valor que será resgatado no final do contrato. Já o CDB pós-fixado possui rendimento indexado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Sendo assim, é uma opção que possui o seu cálculo do retorno realizado diariamente.

Planejamento financeiro

Essas são algumas opções viáveis para quem deseja diversificar além da poupança. Entretanto, a poupança pode ser uma opção viável dentro de um processo que contemple suas particularidades. 

O mais importante é que entenda como funcionam os investimentos e não abdique do seu planejamento financeiro, já que dessa forma estará deixando de controlar fatos que já estão ocorrendo na sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.