Como se manter interessado nos estudos?

Para se manter interessado nos estudos é necessário colocar em prática uma série de ações. Ou seja, não se trata de apenas encontrar a fórmula mágica de focar e aprender algo novo. Mas sim, encontrar maneiras que lhe gerem prazer durante os estudos.

Além disso, é preciso manter uma constância e uma mudança gradativa. Constância porque não dá para se interessar por um conteúdo estudando ele apenas uma vez. Mudança gradativa porque uma transformação brusca poderia fazer com que você abandonasse tudo rapidamente.

Afinal, lembre-se de que estudar pode se transformar em um hábito. E para isso é preciso investir em tempo e dedicação.

Vamos, agora, pensar juntos em estratégias para manter o interesse nos estudos?

Como se manter interessado nos estudos?

Abaixo listamos algumas dicas de como se manter interessado nos estudos. Lembre-se de usar aquelas que mais fazem sentido para o seu perfil de estudante. Acompanhe:

1- Saiba tudo o que deve ser estudado e escale em etapas

Entender qual é a demanda de estudo semanal, mensal e até semestral pode ser um bom ponto de partida. Isso porque você conseguirá colocar os seus estudos em passos e etapas bem definidas.

Esses passos servirão de motivação para você. Sabe por quê? Porque sempre que você concluir algum deles, conseguirá sentir a satisfação do dever cumprido. E isso lhe dará impulso para ir para a próxima tarefa.

2- Encontre os métodos que mais lhe ajudem a manter o foco

Além de reconhecer quais são cada um dos passos que você deve dar, uma forma de se manter interessado nos estudos é por meio dos métodos certos.

Ou seja, nada de querer ser um estudante super passivo e achar que isso ajudará a manter o foco, ok? Mas sim, busque estratégias como:

  • Desenhos de mapas mentais;
  • Anotações em cartelas;
  • Tabelas comparativas;
  • Vídeos e podcasts;
  • Entre outras possibilidades.

3- Estude com os amigos

Estudar com os amigos pode ser uma boa forma de se manter interessado nos estudos. Afinal, você estará compartilhando momentos com pessoas que você ama, e isso pode fazer toda a diferença no resultado final.

4- Use apps de estudo para tornar a dinâmica mais divertida

Com os avanços da tecnologia, nos deparamos diariamente com uma série de aplicativos diferentes. Dentre eles, podemos encontrar opções feitas para estudo de determinados conteúdos.

Que tal investir nesse tipo de aprendizagem mais dinâmica e assim usufruir de um resultado mais promissor?

5- Estude com entretenimento

Estudar com entretenimento também é uma excelente maneira de se manter interessado nos estudos. Para isso, assista filmes sobre o tema, ouça músicas no idioma que deseja aprender, e assim por diante. Quanto mais imersivo você estiver no conteúdo estudado, melhor.

6- Simplesmente estude – apenas aja!

Outra forma muito eficiente é a chamada “ação imediata”. Mas o que ela quer dizer na prática?

Sabe quando você entende que precisa estudar, mas não o faz? Pois é… A ação imediata consiste no fato de simplesmente levantar e fazer. Ponto final.

Você não pensa em desculpas, em cansaço, em preguiça: você simplesmente vai lá e faz. E ainda diz para si mesmo “vou fazer e pronto”.

Acredite, essa ação pode fazer toda a diferença na hora de se manter interessado nos estudos. Experimente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.