Intenção para contratação do próximo trimestre será a maior dos últimos oito anos

O  indicador para contratação tem aumentado, sobretudo pelo comércio atacadista e varejista, que prevê uma recuperação nas vendas no final do ano, puxado pela diminuição do isolamento social.

Apesar do otimismo ter aumentado, 69% dos empresários não pretendem realizar novas contratações para os seus times. Inclusive, o quarto trimestre promete ser o mais positivo dos últimos oito anos, de acordo com uma pesquisa que foi realizada pelo ManpowerGroup.

O indicador de expectativas de contratação para o Brasil é de 14%, com um crescimento de seis pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre, além de 18 pontos percentuais em relação ao mesmo período no ano passado.

Brasil não apresentava um indicativo de contratação tão positivo desde 2013

O último grande indicativo do Brasil havia sido apresentado no quarto trimestre de 2013, quando o índice atingiu 17%. Cerca de 800 brasileiros foram entrevistados, onde 19% deles afirmaram que têm intenções de realizar contratações e outros 69% que não desejam fazer alteração em seu quadro de funcionários.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 14 e 30 de julho, período que ainda marca as incertezas da economia, mas mesmo assim boa parte dos empregadores brasileiros apostam em uma retomada positiva para estes últimos três meses, o que também pode ajudar aos profissionais que estão em busca de se recolocar no mercado de trabalho.

O ranking geral contou com 43 países entrevistados, sendo que o Brasil ficou entre os vinte primeiros colocados na lista, o que é positivo ficar no meio da tabela em meio a um cenário tão turbulento. Os Estados Unidos aparecem no topo da lista, com 48% de intenção de novas contratações.

Comparativo através dos setores

Empregadores de oito setores foram pesquisados e o destaque ficou para o comércio atacadista e varejista, que teve o índice mais confiante que foi relatado nos últimos anos, com um crescimento entre 16 e 37 pontos percentuais em relação ao último trimestre de 2021.

O ritmo mais moderado é esperado para o setor de administração, em que os planos de contratação não mudaram no comparativo do último trimestre, onde aconteceu mesmo assim uma elevação de doze pontos percentuais em relação ao mesmo período em 2020. Serviços e indústria também apresentaram uma elevação positiva, de 21% e 15%.

Comparativo da evolução por regiões

A pesquisa também apontou a evolução em todas as regiões do país. O principal destaque ficou para o Paraná, com evolução de 7 a 19 pontos percentuais em comparação ao terceiro trimestre de 2020.

O Rio de Janeiro foi o estado que apresentou uma evolução mais fraca no período, com apenas 5 pontos percentuais em relação ao mesmo período em 2020. Depois do Paraná que apresenta uma evolução de 24% no ano, aparece o estado de Minas Gerais com 22% e a cidade de São Paulo com 16%.

No comparativo de contratação por empresas, as grandes empresas acima de 250 funcionários já subiram 35% em número de novos funcionários, seguido de médias empresas com 50 a 249 funcionários com 16%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.