WhatsApp testa nova funcionalidade de indicação de negócios em São Paulo

O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade, ainda na fase de testes. A nova funcionalidade permite localizar bares, restaurantes, lanchonetes e outros tipos de empreendimentos que usam a plataforma para fazer negócios. Desse modo, a cidade de São Paulo foi a escolhida para a fase de testes.

A nova funcionalidade do WhatsApp, que será testada exclusivamente no Brasil, será chamada de Guia de Negócios. Sendo assim, a ferramenta do aplicativo de mensagens funcionará como uma espécie de mapa de locais recomendados por usuários da plataforma. Dessa maneira, empresas que forem localizadas no centro da cidade de São Paulo já podem aderir.

“No momento, o guia está disponível somente para algumas empresas no centro da cidade de São Paulo que vendem produtos e serviços na região, incluindo alimentação, varejo e educação. Com o tempo, esperamos incluir mais categorias e áreas geográficas, e disponibilizar o guia para mais para empresas que usam o app”, informou a empresa em comunicado.

Para usuários, a opção estará disponível em uma aba exclusiva que aparecerá com uma atualização do aplicativo. Como é focada no mercado paulista, por enquanto, indicações de negócios ainda não estarão aparecendo para os públicos de outras localidades fora de São Paulo.

Segundo pesquisa da empresa especializada em aplicativos e internet, o WhatsApp conta com um mercado global de 2 bilhões de usuários, dos quais 120 milhões são brasileiros. O país fica atrás apenas da Índia, que tem 400 milhões de linhas móveis cadastradas no aplicativo de mensagens.

Outros serviços lançados pelo WhatsApp

No começo deste ano de 2021, o WhatsApp lançou uma nova forma de pagamentos, chamada WhatsApp Pay. A ferramenta teve aprovação do Banco Central do Brasil (BCB) em 30 de março. Sendo assim, logo o recurso para envio e recebimento de dinheiro foi disponibilizado para os usuários.

O Brasil foi o segundo país do mundo a contar com o serviço de pagamentos. Nesse contexto, a empresa estimou que 60% da população brasileira iria aderir aos pagamentos pelo aplicativo. A Índia foi o primeiro país a contar com o novo serviço, pela força e popularidade que a empresa tem entre os indianos.

De acordo com o WhatsApp, o serviço está sendo liberado de forma gradual para todos os usuários ao longo do ano. Desse modo, as pessoas que já estiverem com a função ativada podem convidar amigos e familiares de todo o país para que possam efetuar e receber pagamentos através do WhatsApp.

VISA e Mastercard foram as operadoras de crédito que foram atribuídas a fazer todo o processamento de pagamentos, tanto para débito como também crédito. Por enquanto, os pagamentos só estão sendo feitos dentro do Brasil e com moeda vigente, o real.

Novas atualizações do aplicativo

Nesta última terça-feira (14) o WhatsApp lançou uma atualização do app para os usuários. A versão nova trouxe mudanças sutis na interface do mensageiro, tanto no modo claro, quanto no escuro. A paleta de cores da barra de navegação ganhou um tom levemente claro e os detalhes do papel de parede ficaram mais escuros.

Dessa maneira, a atualização do WhatsApp, que já vinha sendo testada na versão beta do app, não agradou alguns usuários. Muitos afirmaram que as novas cores não combinam ou lembram uma versão “fajuta” do mensageiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.