INSS voltará a exigir prova de vida; confira o calendário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que voltará a exigir o procedimento de prova de vida para os aposentados e pensionistas. A medida está suspensa desde 2020 devido a pandemia da Covid-19, a fim de evitar aglomeração e exposição dos segurados que compõem o grupo de risco da doença.

Neste sentido, os beneficiários do instituto devem seguir o calendário para realizar a comprovação de vida e manter o recebimento de seus benefícios da Previdência Social.

Calendário

Confira o calendário a seguir:

Competência de vencimento da comprovação de vidaCompetência da retomada da rotina
Março e abril/2020jun/21
Maio e junho/2020jul/21
Julho e agosto/2020ago/21
Setembro e outubro/2020set/21
Novembro e dezembro/2020out/21
Janeiro e fevereiro/2021nov/21
Março e abril/2021dez/21

Os segurados que deveriam ter realizado a prova de vida antes do mês de março de 2020 e não fizeram, perderão o benefício caso não regularizem a situação em uma agência bancária da instituição na qual recebe a aposentadoria.

Prova de vida digital

O beneficiário do INSS que realizou a prova de vida de forma digital não precisa se preocupar com a validação presencial, visto que o procedimento já é a garantia da manutenção. Desta forma, não é necessário ir até uma agência para fazer o procedimento presencialmente.

Críticas ao INSS

Embora o INSS tenha suspendido por um bom tempo a exigência da prova de vida, desde do anuncio do retorno para a obrigatoriedade do procedimento, o instituto vem recebendo várias críticas nas redes sociais. Os internautas alegam que a medida deveria ficar em suspensão, uma vez que o país ainda está em um cenário pandêmico.

Segundo informações, o Brasil passou de 500 mil mortes causadas pela infecção da Covi-19, sendo um dos países mais abatidos com a pandemia.

Veja também: Aposentadoria privada: como funciona? Há recolhimento do INSS? Entenda a respeito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.