Adjetivos: exemplos, flexão e classificações

O adjetivo é aquela palavra que atribui uma característica a um substantivo, qualificando-o. Nesse sentido, a classe de palavras dos adjetivos é responsável por modificar os nomes ao dar a eles um atributo. Observe abaixo como o adjetivo opera na oração:

A menina saiu. 

A menina doente saiu, a outra ficou na sala.

Na primeira frase acima não há um adjetivo, apenas o substantivo menina. Já na segunda frase, a palavra doente que acompanha o substantivo é um adjetivo e especifica qual foi a menina que saiu da sala. Assim, o adjetivo indica o estado do substantivo menina ao lhe atribuir uma qualidade.

Flexões e classificações

Os adjetivos apresentam flexões de gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e de grau, além de diferentes classificações quanto a sua morfologia. Portanto, pode se apresentar em diferentes formas:

A atriz é bonita, mas não achei o ator tão bonito quanto disseram.

As camisas azuis estão na lavanderia. / A camisa azul está na lavanderia.

Os alunos dedicados tiraram boas notas. 

Encontrei uma senhora boníssima

Como é possível ver acima, os adjetivos concordam em gênero e número com os substantivos que estão modificando. Esse é o caso dos biformes, que apresentam uma forma para o feminino e outra para masculino. Mas há também aqueles que são uniformes, possuem uma única forma para o masculino e o feminino como frágil, competente, feliz, e leal, por exemplo.

Quanto a sua morfologia, os adjetivos podem ser classificados como: primitivos, derivados, pátrios, simples  compostos:

Os adjetivos primitivos são aqueles que são apenas um radical, sem acréscimo de afixos. Esse é o caso das seguintes palavras: leal, claro, triste, grande, forte, fácil, belo, certosujobelo, etc. Já os derivados, por sua vez, são assim chamados porque o seu processo de formação se dá por meio do acréscimo de afixos derivacionais: anormal, infelizbondoso, azulado, magrela, tristonha, etc.

Os adjetivos pátrios são aquelas palavras que qualificam um substantivo de acordo com a sua localidade, ou seja, quanto a países, estados, regiões, cidades: baiano, sulista, brasileiro, americano, italiano, germânico, chinês, etc.

Mais usuais, os adjetivos simples são aqueles que possuem apenas um radical: feliz, alto, claro, gordo, pequeno, lento, etc. Por fim, os adjetivos compostos são aqueles cuja estrutura apresenta mais de um radical: socioeconômico, marrom-café, verde-mar, etc. 

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Dúvida de português: “chego” ou chegado”?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.