INSS: veja o passo a passo para agendar uma perícia médica

De acordo com o INSS, não é preciso sair de casa para agendar uma perícia médica presencial. Veja o passo a passo

Mesmo com a greve dos peritos médicos acontecendo neste momento, os cidadãos ainda podem agendar perícias para concessão de benefícios. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, não é preciso sair de casa para realizar o procedimento. Basta seguir alguns passos e esperar por uma resposta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com a autarquia, o primeiro passo para realizar o agendamento é abrir o aplicativo oficial do Meu INSS. Ele está disponível para download em todas as lojas de aplicativos de celulares com sistema Android e iOs. Ao abrir a aplicação, basta clicar na opção de Serviços. Por lá, o cidadão precisará clicar em Benefícios.

Feito isto, o próximo passo é selecionar a opção Auxílio-Doença. Na sequência, o cidadão poderá clicar em Agendar Perícia. Logo depois, o próprio sistema apresentará um pequeno texto para que o cidadão leia. São apenas dois parágrafos em que eles explicam como funciona o processo de realização da perícia médica.

Neste momento, o cidadão poderá escolher qual é a sua situação. Ele terá que selecionar entre quatro opções. São elas: Perícia Inicial (para aqueles que pretendem realizar o processo pela primeira vez), Perícia de Prorrogação, Remarcar Perícia ou Perícia Presencial por Indicação Médica.

Esta última opção vai justamente para as pessoas que precisam realizar o procedimento para tentar ganhar o dinheiro do Auxílio-doença, mas não podem se locomover para uma agência do Instituto. Eles necessitam da visita de um médico perito para tentar realizar o procedimento em domicílio.

Quero remarcar

Como dito, o momento atual não é dos mais propícios para as pessoas que desejam realizar uma perícia médica. Isso porque o país está sob uma greve geral de servidores do INSS e também dos médicos peritos do Instituto.

A paralisação não atinge todas as agências do Brasil. Entretanto, é um fato que boa parte desses locais estão fechados. Caso o ponto de atendimento esteja fechado, o cidadão pode remarcar a perícia.

Na última semana, o próprio INSS disse que acompanha de perto a situação da greve. O Instituto disse ainda que as pessoas que precisam remarcar a perícia não terão nenhum tipo de prejuízo em relação ao Auxílio-doença.

A greve do INSS

A greve de servidores do INSS começou em momentos diferentes ao redor do país. Isso porque cada estado possui a sua própria lógica de avaliação do momento atual. Cada um realizou a sua assembleia.

Em alguns estados, a greve caminha para completar mais de 15 dias. Em outros, no entanto, a greve até foi aprovada, mas estaria atingindo apenas uma parte dos usuários do programa em questão. Por isso, é importante consultar como está a situação na sua região.

Em entrevistas, membros de sindicatos que representam os servidores, explicam que os profissionais pedem melhorias nas condições de trabalho, reajuste salarial e também o fim das discussões que envolvem a Reforma Administrativa.

O INSS afirma que pretende realizar novas rodadas de negociações com os servidores que estão em greve. Eles deverão discutir esses pontos para tentar chegar em um denominador comum. De qualquer forma, ainda não há uma previsão para o fim da paralisação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.