INSS: Veja como se aposentar por idade ou por invalidez neste ano

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concede várias modalidades de aposentadoria, uma para cada público específico, a ressaltar a por idade e a por invalidez. Confira como ser aprovada em cada uma delas em 2022.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concede várias modalidades de aposentadoria, uma para cada público específico, a ressaltar a por idade e a por invalidez. Confira como ser aprovada em cada uma delas em 2022.

Aposentadoria por Idade

A aposentadoria por idade é concedida através de dois fatores: tempo de contribuição e idade mínima. De antemão, tanto o homem quanto a mulher devem ter 180 meses de contribuição (15 anos).

Caixa libera saques dos valores ‘esquecidos’ pelos trabalhadores

Auxílio de R$ 1 mil: CAIXA recebe inscrições HOJE; veja como fazer

No que se refere à idade mínima, o homem deve ter 65 anos e a mulher 61 anos e seis meses, lembrando que a partir do ano que vem a idade mínima para a mulher ficará fixa em 62 anos.

Aposentadoria por Invalidez do INSS

A chamada aposentadoria por invalidez é disponibilizada ao segurado que comprovar doença ou estado que o impeça de trabalhar. Ao solicitar o benefício, o INSS avaliará os seguintes casos:

  • A incapacidade total e permanente comprovada na perícia médica;
  • A condição de segurado constatada por contribuições;
  • O cumprimento da carência mínima de 12 meses. É necessário ter feito, pelo menos, 12 pagamentos mensais para o INSS, antes do início da incapacidade permanente.

Vale ressaltar que existem algumas doenças previstas em lei que dispensam a exigência da carência de 12 meses de contribuição ao INSS, a exemplo da alienação mental, câncer, cardiopatia grave e cegueira.

Adicional de 25% do INSS

Os aposentados por incapacidade permanente (invalidez) que não conseguem realizar sozinhos as suas atividades diárias podem solicitar um adicional de 25% sobre o salário recebido junto ao INSS.

Todavia, o benefício extra não é estendido à pensão por morte em caso de falecimento do beneficiário.

Como solicitar?

Para solicitar algum benefício do INSS será necessário acessar o site ou o aplicativo Meu INSS. Outra forma de pedir o abono é ligando para a central de atendimento da autarquia pelo número 135.

Na prática, será necessário apresentar documentos que comprovem a condição na qual está alegando. Na aposentadoria por invalidez e no adicional de 25% será necessário que o segurado passe por uma perícia médica.

Como fazer o pedido?

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Faça o login usando sua conta gov.br;
  3. Em seguida clicar no botão “Novo Pedido”;
  4. Informe o seu nome do serviço/benefício que você deseja;
  5. Na tela vai aparecer um texto que você deverá ler com atenção e depois avançar seguindo as instruções.

FGTS: Caixa libera R$1 mil nesta quarta (25) e sábado (28) para 6,8 milhões

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.