INSS traz comunicado urgente para aposentados e pensionistas; Veja agora

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está estudando a possibilidade de utilizar o transporte público para a prova de vida de aposentados e pensionistas. Sendo assim, isso seria feito através do controle biométrico, que é utilizado nos sistemas de transporte público.

Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto: “Estamos nos articulando com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (DF) para que um assegurado nosso, ao passar por uma catraca [de ônibus ou metrô] em que haja identificação biométrica, faça sua prova de vida”.

A proposta ainda está em análise, sendo que Stefanutto apenas comenta sobre o Distrito Federal. No entanto, caso aprovada, futuramente a medida seria ampliada para outras localidades.

Segundo Stefanutto, essa medida tornaria a prova de vida do INSS menos burocrática, facilitando para que os segurados comprovem que estão vivos e continuem recebendo os benefícios do instituto.

A prova de vida do INSS já passou por mudanças recentes, e passou a ser feita pelo próprio instituto através do cruzamento de informações, contidas em suas próprias bases de dados, assim como em dados de outros órgãos e do governo. Inclusive, em fevereiro foi publicada uma portaria que explica detalhadamente os procedimentos considerados válidos para realizar a prova de vida.

INSS traz comunicado urgente para aposentados e pensionistas; Veja agora
INSS traz comunicado urgente para aposentados e pensionistas; Veja agora. Imagem: Canva

Como é feita a prova de vida?

Como dito, o INSS publicou uma portaria contendo os procedimentos para a prova de vida. Esses procedimentos se tratam de ações que o segurado realiza, e que permite que o instituto faça o cruzamento de informações e comprove sua vida. Confira a lista a seguir:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou a outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento presencial nas agências do INSS, entidades ou instituições parceiras, sistema público de saúde. No entanto, deve ser feito o reconhecimento biométrico;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
  • Atualizações no CadÚnico;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão/renovação de passaporte; carteira de motorista; carteira de trabalho; alistamento militar; carteira de identidade (RG) ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Declaração de Imposto de Renda, tanto como titular quanto como dependente.

14º salário do INSS

O Deputado Federal Pompeo de Mattos propôs o Projeto de Lei n° 4.67/2020, o qual prevê a criação do 14º salário do INSS. No entanto, esta proposta ainda está longe de entrar em vigor de fato, precisando passar por uma série de processos.

Nesse sentido, o PL do 14º salário do INSS ainda se encontra parado na Câmara dos Deputados, necessitando de análises posteriores e também da sanção do Presidente da República. O Projeto de Lei contém os regulamentos deste novo benefício proposto, assim como o valor do mesmo.

De acordo com previsões do Ministério da Cidadania, cerca de 31 milhões de brasileiros poderão receber essa parcela extra do 14º salário do INSS. Além disso, o valor total deste novo benefício não poderá ultrapassar a marca dos R$ 2.640. Isso porque o salário mínimo para o ano de 2023 está fixado em R$ 1.320, de acordo com o orçamento do ano aprovado pelo Congresso Nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.