Notícia sobre o 14º SALÁRIO DO INSS volta a realizar burburinho entre aposentados e pensionistas

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a se animar com o possível pagamento do 14º salário.

O INSS é responsável pelo pagamento de diversos benefícios previdenciários de brasileiros, sendo a sua principal responsabilidade. Entre eles, se encontram aposentadoria, pensão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), salário-maternidade e diversos outros.

No entanto, o que ganhou destaque nos últimos dias foi o pagamento de um salário extra anual para os aposentados e pensionistas, principalmente após declaração do ministro. O repasse seria destinado para a ampliação do poder de compra os segurados da previdência. Além disso, também visa ser auxílio para a renda mensal, objetivando o pagamento de contas e acréscimo no orçamento.

Ministro Carlos Lupi fala sobre o pagamento do 14º salário do INSS

Durante entrevista, Carlos Lupi, chefe do Ministério da Previdência Social, não descartou a possibilidade de pagamento do 14º salário do INSS. No entanto, afirmou que esta não é uma prioridade, uma vez que a previdência conta com uma enorme fila de espera para concessão de benefícios.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta. Meu desafio são as perícias médicas, cuja fila está muito grande. Só no Nordeste são 661 mil na fila. Na fila do BPC, tem 473 mil, e do auxílio-doença, 574 mil. Ou seja, quase um milhão depende de perícia. Por isso, o meu projeto do mutirão”, disse o ministro.

Sendo assim, é possível compreender que a prioridade da previdência social está em diminuir a gigantesca fila de espera por benefícios. Assim, o mutirão do INSS pretende diminuir as análises das requisições em até 45 dias, incluindo as que necessitam de perícia médica, como o auxílio-doença, por exemplo.

Dessa forma, não existe a confirmação do pagamento do 14º salário do INSS para aposentados e pensionistas.

Mutirão do INSS

Nos dias 16 e 17 de fevereiro deste ano, o ministro Carlos Lupi se reuniu com representantes sindicais em São Paulo. Durante o encontro, Lupi confirmou a estruturação do mutirão do INSS.

14º salário do inss
Mutirão do INSS. Imagem: Governo Federal.

Através da iniciativa, pretende-se diminuir a fila de espera de benefícios previdenciários. A prioridade será para as regiões Norte e Nordeste, uma vez que contam com menor capacidade de realização de perícias médicas.

Estamos buscando o aprimoramento das rotinas administrativas para viabilizar, até o final do ano, a análise das requisições em até 45 dias”, disse o ministro Carlos Lupi.

Além disso, a previdência social também deve fortalecer o processo de automação na análise dos requerimentos do INSS, que usa inteligência artificial para conceder benefícios de forma mais rápida e eficiente.

Segundo dados do instituto, em maio de 2023, foram decididos de maneira automática cerca de 222 mil novos requerimentos, um recorde histórico desde a implantação da tecnologia. Sendo assim, a inteligência artificial surge como uma grande aliada nos processos previdenciários, tendo como principal beneficiário os segurados do INSS.

Através da automação, diversos benefícios poderão ser aprovados sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, de forma automática. A seguir, confira a lista dos benefícios que utilizam o sistema automatizado da previdência:

  • Aposentadoria por idade urbana e rural;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Pensão por morte urbana e rural;
  • Auxílio-reclusão urbano e rural;
  • Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência;
  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência;
  • Benefício assistencial ao idoso;
  • Salário-maternidade urbano e rural;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Benefício por incapacidade permanente de segurado especial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.