Concurso Aneel: Edital será solicitado ao Ministério da Economia

A Agência Nacional de Energia Elétrica tem expectativa de abrir novos editais de concursos (Concurso Aneel) em breve. Segundo o órgão, um novo certame será solicitado ao Ministério da Economia, pasta responsável por autorizações de concursos no âmbito federal.

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica, já foi registrada a solicitação de abertura de concurso no módulo de seleção de pessoas do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe). Dessa forma, foram iniciados os trâmites para pleitear ao Ministério da Economia a autorização do novo concurso.

“Estamos na fase de levantamento de dados internos para concluir o preenchimento dessa solicitação”, disse à Folha Dirigida.

Como o pedido de concurso ainda não foi formalizado, ainda não se sabe o quantitativo de vagas e os cargos que serão solicitados. Atualmente, o órgão tem 184 cargos vagos. Com isso, esse deve ser o quantitativo a ser solicitado ao Governo Federal.

Faltam servidores nos cargos de:

  • especialistas em regulação (54) – nível superior;
  • analista administrativos (45) – nível superior; e
  • técnicos administrativos (85) – nível médio.

Os salários dos cargos acima variam entre R$6.605,52 e R$12.890,49.

“O número crescente de agentes setoriais e demandas endereçadas à agência, a complexidade advinda das novas tecnologias e o empoderamento do consumidor, com demandas cada vez mais sofisticadas, são alguns dos temas que fazem premente a necessidade de recomposição do quadro de servidores da Aneel”, diz a Agência.

Último Concurso Aneel

O último certame divulgado pela Aneel foi realizado em 2010, organizada pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Na ocasião, foram ofertadas 186 vagas, sendo 47 para técnico administrativo, 63 para analista administrativo e 76 para especialista em regulação.

A validade do último concurso já foi encerrada, com isso a entidade está sem um cadastro válido, tornando a abertura do próximo concurso extremamente importante para reoxigenar o quadro de servidores.

Os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 120 questões de conhecimentos básicos e específicos. Os candidatos de nível médio, função de técnico administrativo, foram avaliados ainda, por redação, enquanto que os analistas e especialistas, além da redação, responderam a duas questões discursivas e tiveram seus títulos pontuados.

As contratações ocorrerão pelo regime estatutário, que garante a estabilidade no emprego. A Aneel tem sede em Brasília, cidade de lotação dos aprovados do último certame.

Sobre a ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997.

A ANEEL iniciou suas atividades em dezembro de 1997, tendo como principais atribuições: Regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica; Fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica; Implementar as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos; Estabelecer tarifas; Dirimir as divergências, na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores, e Promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.