INSS terá atendimento sem agendamento. Veja como fazer

De acordo com o próprio INSS, atendimentos sem agendamentos voltarão a ser uma realidade a partir do mês de abril

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta semana que retomará o processo de atendimento nas agências sem a necessidade de agendamento. No entanto, esse novo sistema só deve começar a valer a partir do próximo mês de abril. Agora, as regras ainda não permitem esse procedimento.

Então, de acordo com o próprio INSS, o cidadão precisa saber que, neste momento, não adianta ir até uma agência para realizar qualquer tipo de atendimento sem antes marcar esse encontro presencial pelas vias digitais ou mesmo por telefone. Ir sem realizar a marcação pode fazer com que o cidadão perca a viagem.

O INSS está em processo de retorno ao ponto de normalidade nos atendimentos da autarquia. Durante boa parte do ano de 2020, todas as agências do Instituto fecharam por causa do avanço da pandemia do coronavírus no país. O público que costuma precisar do Instituto, normalmente é formado por pessoas mais idosas.

Ainda no final do ano de 2020, o próprio INSS começou o processo de reabertura parcial das atividades. No início dessa retomada, essa situação preocupou algumas pessoas, sobretudo os médicos peritos, que chegaram a realizar uma greve contra as alegadas más condições de trabalho nessas agências.

Passada essa situação inicial, o INSS começou a reabrir as agências. Na última segunda-feira (14), por exemplo, eles começaram a liberar a possibilidade de agendamento para atendimento presencial de todos os serviços como aposentadoria e pensão por morte, por exemplo. A consulta digital não deixará de existir.

Atendimento presencial atende mais humildes

O presidente do INSS, José Carlos Oliveira, falou nesta semana sobre o assunto. De acordo com ele, o plano de liberar os atendimentos em abril sem a necessidade de agendamento prévio tem como objetivo atender os mais humildes.

“Estamos reestruturando o nosso atendimento. A partir de agora, todos os serviços prestados pelo INSS já estão disponíveis para agendamento prévio pelo segurado. A partir de abril, as agências do INSS voltarão a atender a demanda espontânea”, disse ele.

“E quem deverá ser atendido na demanda espontânea? O cidadão que não tem acesso ao Meu INSS e também tem dificuldade de ligar para o 135. Aquele que não tem acesso e tem dificuldade, pode procurar uma agência da Previdência”, completou ele.

13º do INSS

Nesta semana, veículos de imprensa começaram a ventilar a ideia de que o Governo anunciará a antecipação do 13º salário para os usuários do INSS. De acordo com essas informações, o anúncio deve acontecer nesta quinta-feira (17).

Segundo membros do Governo Federal, o plano é dividir essa antecipação em dois meses. Um pagamento aconteceria entre abril e maio e a outra liberação entre os meses de maio e junho para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS.

Além da questão da antecipação do 13º salário, o Governo também trabalha com a possibilidade de anunciar nesta quinta-feira (14) a liberação de mais dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores com carteira assinada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.