INSS: preciso solicitar a 2ª parcela da antecipação do 13º salário?

Conforme dados do calendário oficial do INSS, segunda parcela da antecipação do 13º salário deve acontecer dentro de mais alguns dias

No próximo dia 25 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá retomar o processo de antecipação do 13º salário. Até lá, não será preciso realizar nenhum tipo de solicitação do complemento. Conforme informações da própria autarquia, os depósitos deverão acontecer de forma automática mais uma vez.

Quem recebeu a primeira parcela nos últimos dias, está automaticamente garantido no próximo repasse, que deve acontecer entre os meses de maio e de junho deste ano. Caso receba alguma mensagem com aviso de necessidade de inscrição ou de ativação para o recebimento, é importante desconsiderar. Há uma grande chance de se tratar de um golpe.

O INSS explica que não aplicará mudanças entre os dois pagamentos. Assim, as pessoas seguirão recebendo o complemento exatamente na mesma conta em que recebem o benefício do Instituto. Além disso, o calendário usado é o mesmo. A ideia é que os cidadãos recebam o dinheiro na mesma conta, na mesma data e na mesma hora.

A grande diferença é a questão do valor que será recebido. Segundo o INSS, os repasses da primeira parcela representaram exatamente 50% dos ganhos dos cidadãos em seus recebimentos mensais. Por exemplo, se um segurado recebe R$ 1.212 de aposentadoria, ele recebe o valor mais 50% do benefício, ou seja, R$ 606.

Para a segunda parcela, o Governo liberará os outros 50%. Entretanto, neste segundo momento, o INSS prevê os descontos do Imposto de Renda. Dessa forma, alguns segurados receberão na segunda liberação um pouco menos do que receberam na primeira. Quem não precisa declarar o Imposto de Renda, não terá nenhum desconto.

Mais de 31 milhões já receberam

Dados do Governo Federal apontam que mais de 31 milhões de brasileiros receberam a primeira parcela da antecipação do 13º salário até o final da última semana. Segundo a autarquia, todos que deveriam ter recebido, já receberam.

Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS são o público-alvo da antecipação do Governo Federal. Como dito, não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição para receber qualquer uma das parcelas.

O cidadão que não recebeu a primeira liberação do complemento, e considera que tem o direito ao recebimento, pode entrar em contato com o Instituto através do site ou aplicativo do Meu INSS para tentar entender o que aconteceu especificamente com a sua conta.

Antecipação do 13º salário

Seja como for, esta não é a primeira vez que o Governo Federal decide antecipar os pagamentos do 13º salário para o primeiro semestre do ano. Em 2020 e em 2021, membros do Palácio do Planalto também decidiram colocar a antecipação em prática.

Logo, nos primeiros anos, o objetivo foi mesmo ajudar os idosos e outros beneficiários durante o período da pandemia do coronavírus. Vale lembrar que este público não teve direito de receber programas sociais como o Auxílio Emergencial, por exemplo.

Portanto, para 2022, o Governo explica que o objetivo é simplesmente ajudar a antecipar a injeção de dinheiro na economia do país. Até este momento, ainda não há nenhuma previsão de pagamento de um 14º salário para o mesmo público no final deste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.