INSS: Calendário da antecipação do 13º salário já pode ser consultado

O benefício geralmente concedido no final do ano aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será antecipado pela terceira vez consecutiva. O chamado 13º salário será repassado aos segurados da autarquia a partir do dia 25 de abril.

O benefício geralmente concedido no final do ano aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será antecipado pela terceira vez consecutiva. O chamado 13º salário será repassado aos segurados da autarquia a partir do dia 25 de abril.

Quem vai receber a antecipação do 13º salário?

Para garantir a antecipação do 13º salário do INSS, é necessário receber alguns dos benefícios listados abaixo:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Ficam de fora da folha de pagamento do salário extra os segurados que recebem benefícios assistenciais, como no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Pagamento do 13º salário

O 13º salário será repassado junto ao benefício referente ao mês de abril, a partir do dia 25. Além disso, é importante salientar que os repasses ocorrem segundo o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Veja as datas a seguir:

Para quem recebe um salário mínimo

Dígito final NIS1ª parcela2ª parcela
125 de abril25 de maio
226 de abril26 de maio
327 de abril27 de maio
428 de abril30 de maio
529 de abril31 de maio
602 de maio01 de junho
703 de maio02 de junho
804 de maio03 de junho
905 de maio06 de junho
006 de maio07 de junho

 

Para quem recebe mais que o piso nacional

Dígito final NIS1ª parcela2ª parcela
1 e 602 de maio01 de junho
2 e 703 de maio02 de junho
3 e 804 de maio03 de junho
4 e 905 de maio06 de junho
5 e 006 de maio07 de junho

Segurados vão receber o 14º salário em 2022?

O 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltou a ser discutido após o anúncio da antecipação do 13º. Pela terceira vez, os aposentados e pensionistas da autarquia receberão o benefício extra antes da data em que normalmente é concedido.

Todavia, não há possibilidades previstas de que o 14º salário seja liberado, uma vez que a justificativa para não viabilizar o benefício é a falta de verba. No entanto, parlamentares estão pensando no assunto, já que os segurados ficarão desamparados no final do ano.

O 14° salário sai em 2022?

Não é possível afirmar que o pagamento do 14º salário será realizado ainda este ano. Isso porque, a proposta precisa passar por várias casas até ser promulgada. Atualmente, o Projeto de Lei (PL) n° 4367/20 está na Câmara dos Deputados, no entanto, ainda é preciso receber o parecer favorável do Senado Federal e a sanção presidencial.

De todo modo, o presidente da República já se mostrou contra o pagamento do abono extra aos aposentados e pensionistas do INSS. Para ele, a medida pode impactar negativamente os cofres públicos. Além disso, é importante lembrar que este ano é eleitoral, o que dificulta a liberação de medidas públicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.