INSS adia a realização de perícias médicas até 2023

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter que esperar até o ano de 2023 para a realização de perícias médicas, devido a demora para o atendimento. 

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter que esperar até o ano de 2023 para a realização de perícias médicas, devido a demora para o atendimento.

A fila de espera do INSS cresce ainda mais a cada dia. Apenas em maio deste ano, 1 milhão de segurados aguardavam por uma vaga para a realização de procedimentos no instituto. A espera dos beneficiários aumentou após a greve dos peritos médicos no início deste ano, que teve duração de 52 dias.

É válido salientar que, a espera por parte dos beneficiários por mais de 45 dias para a realização da perícia médica vai contra a legislação, além de quebrar o acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF), concretizado em 2021.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, diversas ações são concretizadas para a diminuição de espera para a realização de perícias médicas. Ainda, o órgão informou que, em breve, o Instituto dará início a liberação de benefícios previdenciários e assistenciais aos segurados sem haver a necessidade da perícia médica presencial.

“Está previsto, ainda, pagamento de bônus para perícias extraordinárias realizadas, o que deve aumentar a capacidade operacional da perícia médica. O pagamento será feito aos médicos que realizarem atendimentos além de suas metas ordinárias, conforme previsto na MP 1.113/2022, que já está em discussão no Congresso Nacional”, informou.

Como funcionam as perícias médicas do INSS?

A perícia médica se trata de um procedimento realizado em casos que o benefício solicitado pelo segurado é por motivos de incapacidade e doenças graves. Através da perícia, será decidido se o cidadão pode ou não ser beneficiado pela sua condição.

A importância do procedimento é enorme, pois é através dele é possível evitar golpes e fraudes relacionados ao recebimento de benefícios do INSS.

Quais benefícios necessitam da perícia médica?

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Auxílio doença;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência;
  • Auxílio acidente.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.