Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS 2021: Saiba quando o 14º salário será liberado

Desde de 2020, parlamentares tentam obter apoio em seus projetos para viabilizar o pagamento de um 14º salário aos segurados. O objetivo seria beneficiá-los com mais um salário extra, tendo em vista que ficariam sem o benefício no final do ano.

Devido a permanência da pandemia da Covid-19, o Governo Federal antecipou pela segunda vez o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Desde de 2020, parlamentares tentam obter apoio em seus projetos para viabilizar o pagamento de um 14º salário aos segurados. O objetivo seria beneficiá-los com mais um salário extra, tendo em vista que ficariam sem o benefício no final do ano.

No entanto, como as propostas relacionadas ao assunto não conseguiram sair do papel no ano passado, os políticos estão tentando implementá-las ainda em 2021. Todavia, há muitas questões a serem analisadas. Confira.

14º salário do INSS

Como ressaltado, a possibilidade da criação de um 14º salário surgiu em 2020. Na ocasião, duas propostas foram apresentadas, sendo uma no Senado Federa e a outra na Câmara do Deputados.

Na casa dos senadores, o Projeto de Lei 3.657/2020 foi apresentado pelo senador Paulo Paim. O texto prevê a liberação de mais uma rodada do 13º salário, beneficiando os mesmos segurados com seus respectivos valores.

Na Câmara, o deputado Pompeo de Mattos apresentou o Projeto de Lei nº 4.367/2020. O documento visa a criação de um novo benefício anual, especificamente, o 14º salário emergencial.

Ambos os políticos justificam suas sugestões no atual cenário do país, que se encontra debilitado devido a pandemia do coronavírus. Além de destacar a ausência do salário extra no fim do ano, os políticos salientam a necessidade desses segurados, sendo eles, muitas vezes o provedor de seus lares.

Todavia, a liberação de uma das propostas traria uma série de contratempos ao Governo Federal, do aceite dos primeiros termos a liberação da verba para custeá-la.

O14º salário será liberado em 2021?

Em síntese, é pouco provável que o 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS seja liberado este ano. Inicialmente, vale destacar a falta de interesse parlamentar sobre o assunto. A questão, é que quando uma medida é definida por um político parlamentar, seja ele a favor ou contra o governo, as dificuldades encontradas são maiores.

Além disso, cabe considerar um dos detalhes mais importante, o Orçamento da União. Os dois projetos de Lei demandariam um investimento maior para o INSS, tanto no passado como para este ano. Neste sentido, salientando a não previsão dos recursos para custear uma das propostas, é praticamente impossível que o 14º salário seja liberado.

Para fins de esclarecimento, o impacto previsto nos cofres públicos causado pelos pagamentos do 13º salário este ano, foi de R$ 50 bilhões. Um novo pagamento nos mesmos moldes, iria precisar de um financiamento igual, o que no momento é inviável.

O prazo para que uma das medidas fosse viabilizada também é curto. A expectativa, era que a distribuição acontecesse entre os meses do segundo semestre do ano. Ressaltando que uma das propostas deveria passar por votação até chegar a sansão presidencial, o período de liberação seria ultrapassado.

Posto isto, é provável que mais uma vez os segurados do INSS fiquem sem a liberação do 14º salário, sendo os projetos de lei arquivados novamente.

Veja também: A dispensa da prova de vida do INSS até o fim do ano foi vetada pelo governo

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
14 Comentários
  1. Leila Diz

    A verdade é que não iludam
    O governo antecipou nosso décimo terceiro, nem se quer preocupou em nós consultar
    Só para o benefício deles.
    Engetar nosso dinheiro.
    E mais uma vez sem nosso dinheirinho no final do ano.
    Não tivemos nenhuma ajuda dos governantes nada de auxílio o que tínhamos era o décimo terceiro final do ano, agora temos nada, revolta isso sim
    Triste realidade dos nossos governantes.

  2. Isoleide vitoria Diz

    Que palhaçada isso não vai acontecer, pois deveriam logo explicar para os aposentados e pensionistas, que somos valorizados bem é na hora de ir a HURNA dar o voto pr essa cambada de malvados … gostaria que os nossos governantes sentissem na pele, como é viver com esse salário mínimo .As vezes fico pensando onde está a igualdade?

  3. Francisco Araújo de Souza Diz

    Se não forem pagar o décimo quarto salário prá que ficarem postanndo essas falsas promessas

  4. Olga maria Nogueira monteiro Diz

    Tudo enganação, o povo já não aguenta mais , se não tem nada concreto , porque fica enganando os idoso , os idosos ja estao sofrendo horrores com este salario minimo , e preciso dar um basta nestas mentiradas todas , edtamos vivendo de enrolação a 2 anos , tudo mentira, país de mentira , de injustiça e de mui5as safadeza

  5. Benedita Diz

    Eu não sei o que dizer pq a corda só sobra pra nós os mais fracos e que trabalhamos a vida inteira e na hora de votar ficam como carniça para ganhar um voto minha gente vamos parar de votar

  6. Cely Diz

    Muita sacanagem ficam c esse blá blá p brincar c a gente ñ tem dinheiro pq é p nós Gente vamos dá a resposta nas urnas Eles precisam de nos Esses palhaços

  7. José Diz

    Precisam manter a motivação dos aposentados, mesmo não sendo verdade.
    Como teremos ano de eleição em 2022, o dinheiro vai pra obras locais, como se isto fosse ganhar votos e não o que mais precisam os aposentados e cia, ou seja, comida e etc…

  8. VALMIR ENDRUWEIT Diz

    Se é pouco provável porque colocam essas notícias que não nos interessa, coloquem notícias quando a merda sair e não quando ainda está dentro do cú.

  9. João Batista Diz

    Acho um desrespeito ao aposentado estas falsas notícias sobre o décimo quarto salário,desde 2020 estão mantendo esta falsa notícia.
    Não haverá pagamento nenhum, só mentira.
    Que jornalismo é este?

  10. Adrina Diz

    Toda hora e uma notícia diferente no YouTube não sabemos a onde eles arrumam tanta notícias que não mudam em nada

  11. Mário Diz

    É sempre assim , quando se trata de fazer alguma coisa para o povo sempre tem desculpas , más quando é para interesse deles rapidinho resolvem. 😞😞😡😡

  12. Ivonne Diz

    Está notícia já está mais que explorada. Sinal que não tem nada de interessante para escrever. Todos escrevem a mesma pauta. Sem valor informativo .

  13. Carla Mastrangelo Ruiz Diz

    Não fazem nada pelos as aposentados do ano mentem, e o caso das famílias não voterem nesses canalhas que prometem e não cumprem .

  14. Alessandra Diz

    Pra que aparecer todo dia a mesma mensagem se isso não sae do papel?
    Sabem que o povo precisa e só falam a mesma coisa desde do dia que estava previsto bla bla.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.