INSS: 13º salário tem previsão para ser liberado no próximo mês de março

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deveria ter liberado a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas neste mês e a segunda parcela em março. Porém, por algumas mudanças a previsão foi alterada.

Agora, o pagamento será disponibilizado no mês de março e abril, primeira e segunda parcela respectivamente, segundo informações do instituto.

Até o momento, o pagamento para março não foi confirmado, mas caso aconteça, o saldo será liberado juntamente com a folha mensal de benefícios do segurado, o que provavelmente acontecerá em 25 de março especificamente.

João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical), confirmou que enviou uma solicitação de antecipação ao governo ainda em janeiro.

Segundo ele, o ministro da Economia, Paulo Guedes, assegurou que o pagamento ocorreria no mês de março, porém de maneira não oficial.

Porque o adiantamento 13º salário INSS ficou para março?

Neste caso, as informações que chegaram aos representantes dos aposentados foi que no mês de fevereiro a folha orçamentária já estava em processamento, ainda, sem a proposta de antecipação do 13º salário.

O presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), Wesley Martins Gonçalves, afirmou que neste mês não terá o pagamento. Porém garante que está tentando marcar uma reunião com os representantes e responsáveis do governo deste setor para conseguir informações ou a aprovação do adiantamento ainda neste primeiro semestre do ano.

Referente a ideia de devolução do valor antecipado posteriormente, João Inocentini declara: “Estamos tentando lidar com alguém do governo, mas até agora não conseguimos. Nossa preocupação é com essa regra. Do que adianta a gente receber adiantado e depois ter que devolver. Antes, se a gente morria, a viúva não tinha nada que devolver o dinheiro.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.