Insegurança no trabalho: como lidar com isso?

O sentimento de insegurança no trabalho é bastante comum e pode aparecer em diferentes fases da nossa vida profissional. Isso quer dizer que não importa a idade da pessoa, dependendo das circunstâncias que ela estiver vivendo, essa sensação de insegurança pode aparecer – por uma série de motivos.

Sendo assim, conhecer e pensar em alternativas pode ser uma forma de se preparar para esse tipo de situação. Vamos juntos refletir sobre isso?

Como lidar com a insegurança no trabalho?

A insegurança no trabalho pode ser um impeditivo de crescimento para algumas pessoas. Outras podem encontrar mecanismos internos que as ajudem a lidar com isso de uma maneira mais ágil.

De qualquer forma, cuidar da saúde mental e praticar o autoconhecimento são passos que podem contribuir para uma maior segurança no ambiente corporativo.

Abaixo explanamos essas e outras dicas:

1. Entendendo o sentimento de segurança

Você sabe, de fato, o que costuma deixar você inseguro no ambiente de trabalho? Reflita um pouco sobre isso.

Por exemplo, se você se sente inseguro ao ter que falar no meio de uma reunião, que tal trabalhar a sua capacidade de oratória? Ou trabalhar a sua timidez com o auxílio de algum profissional?

Compreender os principais gatilhos da insegurança no trabalho pode ser um bom ponto de partida.

2. Fortalecendo os seus pontos fortes

Praticar o autoconhecimento e descobrir quais são as suas reais habilidades também é um caminho relevante.

Desse modo, você poderá fortalecer ainda mais esses pontos, visando construir uma autoestima mais sólida.

Por exemplo, se você é muito bom em comunicação, descubra como usar esse ponto forte para influenciar e aproximar as outras pessoas de você.

3. Cuidando da sua saúde mental

A saúde mental está intimamente relacionada com a insegurança no trabalho. Por isso, se você sente que não está tão seguro quanto gostaria, considere iniciar um processo psicoterapêutico.

Quem sabe, dessa forma você descobre pontes que o ajudarão a atravessar o momento de insegurança, visando uma carreira sólida e bem-sucedida.

4. Alinhando expectativas

Cuidado com as expectativas envolvidas com as atividades executadas no trabalho.

Por exemplo, se você sente insegurança com relação ao que o seu chefe irá achar do seu resultado em determinada atividade, que tal conversar com ele antes de executá-la?

Isto é, deixe claro quais são os seus objetivos com determinada atividade, e permita-o falar o que ele espera. Assim, você já saberá as expectativas que ele tem e, inclusive, poderá moldá-las de acordo com o que é possível ser alcançado de verdade.

Dito de outro modo, se as expectativas dele estiverem acima do que é possível ser feito, deixe isso claro para que ninguém se sinta inseguro e ninguém se frustre depois.

5. Encarando a situação por outras perspectivas

As pessoas não trabalham focando no nosso desempenho e nos nossos resultados. Embora tenhamos responsabilidades e atribuições, a verdade é que cada um está focado no que deve ser feito.

Isto é, ninguém está o tempo todo prestando atenção na sua postura na reunião ou naquelas metas que você atingiu. Claro que há momentos que isso realmente é importante, mas o que queremos dizer é que, às vezes, podemos “desencanar” e entender as coisas por outras perspectivas.

Afinal, não somos tão importantes assim para que os outros estejam sempre analisando o que fazemos.

Ter essa consciência também pode contribuir na hora de diminuir a insegurança no trabalho.

Veja também: Desejo de produzir sempre mais: Será que é um problema?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.