Qual a influência da autossabotagem na vida pessoal e profissional?

Você já parou para pensar na influência da autossabotagem na vida pessoal e profissional? Já analisou quais são os impactos para além do curto prazo? Se ainda não, sugerimos que você acompanhe o nosso conteúdo de hoje!

Nele vamos discutir algumas considerações sobre as consequências da autossabotagem que acontece tanto na vida cotidiana em casa, quanto no trabalho, nos estudos, etc. Vamos lá?

Qual a influência da autossabotagem na vida pessoal e profissional?

Reconhecer a influência da autossabotagem na vida pessoal e profissional é um passo importante para parar de permitir que ela opere em seu cotidiano. Afinal, muitas vezes nem paramos para pensar em tudo o que fazemos, e simplesmente agimos no piloto automático, deixando a sabotagem agir sem que nos demos conta disso.

Portanto, para que isso não aconteça, vamos refletir sobre os problemas oferecidos pela autossabotagem? Quem sabe assim você comece a lançar um olhar mais atento para as suas atitudes. 😉

Acompanhe:

1- Oportunidades são deixadas de lado

Quantas vezes você deixou uma importante oportunidade de lado por simplesmente ter medo, achar que não é o suficiente ou ficar só vendo o lado negativo da história? Reflita sobre isso.

Muitas vezes a influência da autossabotagem na vida pessoal e profissional é fazer com que deixemos passar grandes oportunidades. Sejam elas de relacionamento, emprego, viagens, experiências… Enfim!

2- Sobrecarga emocional e de trabalho

Você se sente sobrecarregado emocionalmente, dentro de um relacionamento? Ou então, se sente sobrecarregado no trabalho? Bem, esses podem ser sinais da influência da autossabotagem na vida pessoal e profissional.

Afinal, quando não sabemos os nossos limites ou tentamos ultrapassá-los a todo custo, tendemos a sobrecarregar nosso bem-estar. Como consequência, diminuímos a nossa qualidade de vida e deixamos a sabotagem operar intensamente.

3- Dificuldade para dizer não pode colocar sua saúde em risco

A influência da autossabotagem na vida pessoal e profissional também aparece quando temos dificuldade para dizer não. E conforme vamos aceitando toda e qualquer demanda alheia, tendemos a colocar a nossa saúde física e mental em risco.

Um exemplo seria você estar de dieta e seus amigos lhe convidarem para uma pizzaria. O medo de dizer não pode fazer com que você coloque o seu plano a perder!

4- Doenças físicas e mentais podem ser desencadeadas

Seguindo o gancho do que apontamos acima, a influência da autossabotagem na vida pode aparecer por meio de doenças físicas e mentais.

Má alimentação, hábitos ruins, sobrecarga de tarefas, procrastinação e dificuldade para se organizar são exemplos de ações que sabotam a sua saúde. Portanto, se você tem percebido essas situações no seu cotidiano, vale avaliar o contexto e buscar formas de se livrar da autossabotagem, concorda?

Busque ajuda para a autossabotagem!

Se você tem percebido que a influência da autossabotagem está forte e evidente, busque ajuda. Você não precisa querer resolver tudo sozinho, ninguém é um super herói!

Profissionais da saúde mental podem ser um suporte excelente para esse tipo de situação. Quebre os estigmas acerca da psicoterapia e experimente essa possibilidade de se conhecer melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.