Inep informa que não vai reutilizar questões no Enem 2022

Nesta sexta-feira, dia 6 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que não será necessário reutilizar as questões de anos anteriores na composição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

Desse modo, as provas desse ano contarão apenas com questões inéditas. De acordo com o presidente do Inep, Danilo Dupas, a atual gestão da autarquia conseguiu realizar o pré-teste de mais questões para o Banco Nacional de Itens (BNI). 

O banco de questões está defasado. Diante disso, integrantes do Inep que atuam na organização do Enem chegaram a propor a reutilização de questões já aplicadas em edições anteriores no exame. No entanto, segundo Dupas, com os pré-testes realizados, haverá questões suficientes até a edição de 2023: 

“O mais importante é que a equipe me garantiu que temos itens suficientes para fazer o Enem 2022 e que realizamos pré-testes os quais vão contribuir para a edição de 2023”, afirmou o representante do Inep.

O Ministério da Educação (MEC) vai reformular o exame a partir de 2024. Desse modo, o Enem contará com questões discursivas e deverá estar em conformidade com o novo formato do Ensino Médio. Portanto, o exame necessitará de um novo banco de itens.

Ainda nesta sexta-feira (6), o Inep anunciou o adiamento do Enem para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL). As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Desse modo, os resultados devem ser liberados a partir de fevereiro. 

Inscrições e provas

Conforme divulgado pelo Inep, o período de inscrição do Enem 2022 será de 10 a 21 de maio. O valor da taxa de inscrição será de R$ 85. A aplicação das provas regulares do Enem 2022 está prevista para os dias 13 e 20 de novembro deste ano. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEG informa o período de inscrição e demais datas do Vestibular 2022/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.