American Way of Life: um resumo para ENEM e vestibulares

Aquilo que você precisa saber

American Way of Life: aquilo que você precisa saber

O termo “American Way of Life” é usado para definir um padrão de comportamento que foi criado e difundido pelos Estados Unidos.

O assunto é abordado com muita frequência, principalmente dentro das questões dos vestibulares e da prova do ENEM.

Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível para as suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre American Way of Life. Confira!

American Way of Life: introdução

American Way of Life, termo da língua inglesa que significada “estilo de vida americano”, foi um padrão de comportamento criado pelos Estados Unidos e que possuía como base o consumismo e o liberalismo.

Estudiosos afirmam que o modelo teria surgido por volta do século XVIII. Porém, o American Way of Life seria fortemente difundindo pelos americanos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

American Way of Life: características

O estilo de vida americano era um tipo de comportamento padronizado que possuía algumas características marcantes.

Dentre elas, podemos citar o uso do modelo liberal de economia. O liberalismo foi um em um pensamento político e econômico que surgiu no século XVIII e que defendia o uso a não interferência do Estado na economia.

Ainda, o modelo defendia também a produção em massa de produtos e também a venda de uma suposta mensagem de “felicidade”, que seria adquirida por meio dos produtos vendidos.

A televisão, por exemplo, passou a ser um item presente em todas casas americanas, ideal que se expandiria para outras partes do mundo, principalmente depois das duas grandes guerras mundiais. Era por meio da televisão que a propaganda para a venda do estilo de vida americano era realizada para o mundo. 

O consumismo também era uma característica marcante do estilo de vida americano, associada à ideia da venda da felicidade por meio de produtos industrializados.

Estilo de vida americano: crise de 1929

A crise de 1929 foi a responsável por questionar o estilo de vida americano de forma definitiva. A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque e as altas de taxa de desemprego e inflação nos Estados Unidos questionaram o modelo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.