Como incentivar um colega de trabalho?

Algumas medidas podem ser bastante úteis na hora de incentivar um colega de trabalho. Afinal, sabemos o quanto as relações no trabalho podem fazer toda a diferença quando estamos passando por momentos menos empolgantes, não é mesmo?

Por isso, se você quer incentivar o seu colega e quer que ele desenvolva um trabalho mais produtivo e interessante, considere acompanhar as nossas dicas de hoje!

Como incentivar um colega de trabalho?

Cada pessoa pode ter a sua forma de se motivar e de lidar com as adversidades que podem surgir no ambiente de trabalho. Por isso, é claro que não existe uma única forma de incentivar um colega de trabalho. Você pode se aproximar do seu amigo e ver de quais maneiras pode motivá-lo a ir adiante no trabalho. O apoio de uma amizade sincera pode ser bastante efetivo nos momentos mais difíceis. 🙂

A seguir, apresentamos algumas ideias que podem servir de inspiração para você. Veja:

1. Construam metas em conjunto

As metas devem ser construídas em conjunto na hora de incentivar um colega de trabalho. Você pode convidá-lo para um café, a fim de trocarem ideias sobre o setor e sobre os projetos que precisam ser desenvolvidos. Dessa maneira, os dois poderão apontar quais são as expectativas perante o futuro. Também torna-se viável fazer o alinhamento de expectativas, a fim de evitar frustrações e retrabalhos mais adiante.

O ato de construir metas pode contribuir para uma visão mais assertiva dos passos que devem ser dados a seguir. Isso porque, às vezes, o indivíduo pode estar se sentindo “perdido” diante de tantas atividades que tem para fazer, mas que não sabe o que é prioridade e o que deve ser deixado para depois.

2. Reconheça o esforço do seu colega

Reconhecer o esforço e os resultados também é um modo de incentivar um colega de trabalho. Você pode parabenizá-lo sobre os resultados atingidos, bem como agradecê-lo caso algum resultado grupal tenha sido atingido por mérito dele. Assim, torna-se possível construir uma atmosfera mais humana no trabalho, que pode fazer toda a diferença na hora de motivar alguém.

Afinal, imagine você se esforçando excessivamente no trabalho, sem receber nenhum tipo de reconhecimento diante disso? Parece algo injusto e desmotivador, não é mesmo? E realmente é!

E ainda: lembre-se de que essa motivação e reconhecimento não precisa vir apenas do chefe. Vocês, enquanto colegas, podem se incentivar dessa forma. 🙂

3. Ajude-o quando for possível

Ajudar o colega que está “quebrando a cabeça” para resolver um problema é algo bem positivo. Você pode oferecer apoio quando ele precisar de uma “mãozinha” para dar um jeito em algo que parece não sair do lugar. Claro que você não precisa invadir a rotina dele e querer fazer por ele, mas se mostrar disponível para ajudar nos momentos difíceis pode ser bom.

4. Escute e apoie se for possível

Além de apoiá-lo em um sentido prático, ao ajudá-lo a fazer determinadas tarefas difíceis, considere dar apoio emocional se for possível. Isso porque, às vezes, uma forma de incentivar um colega de trabalho é escutando o que ele tem a dizer, pois isso pode ajudá-lo a lidar melhor com o que está acontecendo no ambiente de trabalho. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.