Inadimplência: Banco Central aponta maior heterogeneidade no comportamento dos atrasos por região

Banco Central aponta maior heterogeneidade no comportamento dos atrasos. Confira outros aspectos sobre a inadimplência e a economia!

Confira pontos relevantes analisados pelo Banco Central do Brasil (BCB) no que tange à economia nacional e internacional, considerando o crédito, a inadimplência e outros fatores importantes.

Evolução do saldo de cheque especial/conta garantida

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), no Sudeste se destacou a evolução do saldo de cheque especial/conta garantida, que se caracteriza por custos mais elevados. Setorialmente, a indústria de transformação foi responsável pela maior demanda de crédito em três regiões, com ênfase na metalurgia no Norte e no Sul; comércio e outros serviços destacaram-se no Centro-Oeste e Sudeste, sobressaindo nessa última região a alocação em empresas de serviços financeiros.

Estabilidade da inadimplência

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), a inadimplência no quarto trimestre apresentou estabilidade, em relação ao terceiro, resultado de elevação na taxa da carteira PF e redução referente ao estoque PJ. 

Inadimplência: Banco Central aponta maior heterogeneidade no comportamento dos atrasos por região

Nas operações PF, o ligeiro acréscimo concentrou-se, sobretudo, no Nordeste 0,15 p.p., região em que a taxa de inadimplência situa-se em patamar mais elevado. No segmento PJ, em oposição, houve maior heterogeneidade no comportamento dos atrasos por região, com diminuição mais relevante no Sudeste (0,16 p.p.) e maior alta no Nordeste (0,18 p.p.).

Maior demanda sazonal de recursos pelas empresas

No entanto, o Banco Central do Brasil (BCB) destaca que apesar das condições financeiras mais restritivas e da acomodação da atividade econômica, o ritmo de expansão do crédito manteve-se no quarto trimestre, repercutindo, em particular, a maior demanda sazonal de recursos pelas empresas. 

O saldo de crédito foi impactado pelo aumento do nível de preços

Como se trata de uma variável nominal, o saldo de crédito também foi impactado pelo aumento do nível de preços. No crédito PF, as operações de cartão de crédito à vista, relacionadas ao consumo de bens e serviços, crédito consignado e os financiamentos rurais e imobiliários continuam registrando os melhores desempenhos, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB). 

Aumento nas linhas de curto prazo no segmento corporativo

No segmento corporativo, além do aumento nas linhas de curto prazo, destacam-se as amortizações em outros créditos direcionados, relacionadas ao fim dos programas de crédito emergencial. Regionalmente, houve novamente pouca dispersão na variação do saldo de crédito, mas se destaca o desempenho do Norte, avalia o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial. 

É possível conferir a análise oficial do Banco Central do Brasil (BCB) de forma integral através do site oficial da instituição. É viável que o cidadão conheça os fatores que impactam na economia e no fluxo inflacionário do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.