EXCELENTE NOTÍCIA para quem estuda para concursos públicos

Governo Federal anunciou novo certame.

Excelente notícia para quem estuda para concursos públicos: o novo concurso do Ministério do Meio Ambiente acaba de receber a autorização do Governo Federal. A líder da pasta, Marina Silva, confirmou a informação recentemente.

Assim, de acordo com a ministra, a liberação de um novo concurso público à pasta foi obtida juntamente com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Isto é, órgão responsável pelo a liberação de novos concursos públicos federais. 

“Já conseguimos junto ao Ministério da Gestão concurso para o Ibama, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente. E vamos emergencialmente convocar aqueles que fizeram concurso público e estavam na reserva de forma emergencial”, destacou a ministra. 

Além disso, segundo Marina Silva, a abertura de um novo edital será um reforço para o setor. Ela entende que a área “foi completamente exaurida, mas que conta com técnicos e servidores públicos muito dedicados que fizeram a diferença no momento em que foram pressionados, abandonados, intimidados por militares que estavam aqui dentro e que só estavam aqui exatamente para fazer o contrário da proteção”. 

Contudo, a ministra não informou maiores informações sobre o concurso como, por exemplo, a quantidade de vagas e quais serão os cargos.  

Veja também: MCTI terá novo concurso público em 2023

O novo certame do Ministério do Meio Ambiente faz parte do pacote de autorizações do Governo Federal. Desse modo, além da pasta, instituições do como o Ibama e o ICMBio também deverão contar com novos editais.

Confira, a seguir, o que membros do governo indicam sobre o lançamentos de novos concursos públicos federais neste ano de 2023.

Lula confirma realização de novos concursos

Durante a última segunda-feira, 10 de abril, a líder do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, se manifestou sobre o assunto. Ela, então, informou que está finalizando os últimos detalhes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as autorizações. 

“Estou fechando os detalhes agora à tarde, antes da viagem do presidente Lula e teremos o anúncio em breve”, relatou a por meio de suas redes sociais. 

No decorrer da última semana, em entrevista, a ministra pontuou que a divulgação do primeiro pacote de autorizações seria na última segunda-feira, 10 de abril. Assim, a expectativa é que novos processos seletivos também sejam liberados no decorrer deste ano de 2023. 

Veja também: Governo Federal anunciará concursos no dia 10

Ademais, Esther também destacou que existe orçamento para o lançamento de novos editais para órgãos que possuem uma maior necessidade e apresentam um déficit de mão de obra. 

“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, pontuou Esther Dweck. 

Dentre estes, o Ministério do Meio Ambiente deverá receber novo concurso.

Ministério do Meio Ambiente terá novo concurso

Recentemente, a gestão de Lula acabou de completar 100 dias de governo. Para comemorar a data, o presidente realizou a reunião de diversos ministros de sua gestão no Palácio do Planalto. 

Então, durante o encontro, Lula comentou sobre as próximas ações e destacou a necessidade novos servidores para o Ministério do Meio Ambiente. 

“A Marina Silva está em uma fase de montar o que foi desmontado. Desde contratar gente até equipamento para que possamos voltar a ter um padrão de fiscalização que tínhamos há dez anos”, enfatizou Lula.  

Outro órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou também a solicitação de 2.408 novas vagas. Isto é, sendo deste número, 1.503 oportunidades para a carreira de analista ambiental e outras 905 para o posto de analista administrativo.  

Ademais, junto do pedido, ainda tramita a solicitação para a convocação dos candidatos aprovados no cadastro de reserva do último concurso Ibama, em 2021. Assim, haverá o preenchimento de 257 vagas do cadastro de reserva.  

No encontro da última segunda-feira, Lula também comentou sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  

“Eu vejo na imprensa notícias sobre a fila da Previdência Social. Eu queria te dizer (para o ministro Carlos Lupi) que um dia nós acabamos com a fila, um dia o trabalhador brasileiro não precisava apresentar documento para requerer a aposentadoria, era a Previdência que mandava um documento dizendo que a pessoa já tinha completado o tempo para aposentadoria. Já vivemos em uma época em que a perícia médica demorava nove meses para ser marcada e nós reduzimos para a mais demorada ser de cinco dias. Já fomos capazes de fazer isso e vamos voltar a fazer isso”, destacou o presidente do Brasil.

Último concurso do Ministério do Meio Ambiente foi há mais de 10 anos

Há muitos anos que o Ministério do Meio Ambiente não lança um novo edital de concurso público. Por um bom tempo a pasta vem tentando conseguir a liberação para a realização de um novo processo seletivo, sendo o último do ano de 2010.

A pasta vem tentando uma autorização desde ano de 2017 para suprir as necessidades que o órgão possui. 

À época, o ministério chegou a entrar com um pedido para a liberação de 118 vagas para a carreira de agente de administração e outras 38 oportunidades para o posto de analista ambiental. Estas carreiras, então, exigem, respectivamente, níveis médio e superior de escolaridade. 

Sem uma resposta favorável, a pasta efetuou uma nova solicitação para a oferta de 168 vagas, sendo 43 para analista ambiental e 125 para o cargo de agente administrativo. Contudo, o Governo Federal também não acatou o pedido.

O último processo seletivo para ao Ministério do Meio Ambiente para o cargo de agente administrativo teve o Cebraspe como banca.

Dessa forma, todos os participantes do certame foram avaliados por meio de uma prova objetiva com 120 questões. Estas abordaram as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Relações Humanas e Gestão administrativa. 

Já a carreira de analista ambiental contou com seu último concurso no ano de 2010, também coordenado pelo Cebraspe. Neste caso, o concurso teve prova objetiva, com 120 questões, e prova discursiva, com nota técnica e um parecer técnico.

Veja também: Dataprev poderá ter novos concursos

Até o momento, ainda não é possível saber maiores informações sobre as fases do próximo certame. Os cidadãos que desejam trabalhar no Ministério do Meio Ambiente devem acompanhar as novas atualizações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.