Império Romano: como cai no vestibular?

Descubra!

Império Romano: análise de questão do vestibular da UEL

O Império Romano é considerado um dos maiores impérios de toda a história, ao lado do Império Mongol.

Assim, não é de se surpreender que o assunto seja tão abordado pelas questões de história geral das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão do vestibular da UEL sobre o Império Romano. Confira!

Império Romano: análise de questão da UEL

(UEL – 2018) Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade começaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos séculos IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germânicos. Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.

a) O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano.

b) O paganismo introduzido no Império Romano pelas tribos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encerrando o apoio da Igreja ao imperador e consequentemente fazendo ruir o império.

c) A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem às línguas germânicas, dificultando a administração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma.

d) A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “povos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões.

e) Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que aceleraram a fragmentação e queda de Roma.

Análise:

A resposta correta para a questão do vestibular da UEL, Universidade Estadual de Londrina, é a alternativa E.

Todas as outras alternativas possuem elementos que as tornam incorretas. A primeira alternativa afirma de forma equivocada que o último imperador romano foi forçado a abdicar devido à desordem política causada por um crescimento desordenado das cidades, o que não aconteceu.

A alternativa B está errada pois afirma que as tribos germânicas introduziram o paganismo no Império, o que não aconteceu, já que o Império conhecia o paganismo muito antes das invasões germânicas. A alternativa C está incorreta pois o surgimento das línguas germânicas não aconteceu da forma descrita e também não dificultou a administração dos territórios romanos.

Por fim, a alternativa D está incorreta pois o exército não precisou deixar as fronteiras desprotegidas pelo motivo descrito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.