UEL divulga ensalamento do Vestibular 2024

A UEL recebeu 16.049 inscrições

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma instituição de ensino superior pública com sede principal em Londrina, Paraná.

O calendário da próxima edição do processo seletivo da UEL já foi divulgado, mas os candidatos devem ficar atentos: a instituição divulgou o ensalamento referente à aplicação das provas do Vestibular 2024.

Assim, para que você possa entender como consultar os locais de prova e quais são as próximas etapas da seleção, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da UEL. Confira!

Vestibular UEL 2024: ensalamento é divulgado

Na última sexta-feira, dia 20 de outubro, conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, a UEL divulgou o ensalamento referente às provas previstas pelo Vestibular 2024 da instituição.

Os candidatos podem acessar os próprios locais de realização das provas no site da COPS/UEL, a organização responsável pelo Vestibular 2024 da UEL. Para visualizar o ensalamento, os candidatos devem realizar login com número de CPF e senha registrados no momento da inscrição no processo seletivo.

Vestibular UEL 2024
Candidatos podem acessar ensalamento do Vestibular UEL 2024. Imagem: UEL/Reprodução

Ficou com alguma dúvida sobre o ensalamento? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular 2024 para mais informações sobre o processo seletivo.

Vestibular UEL 2024: funcionamento das provas

A primeira fase do Vestibular 2024 da UEL será aplicada no dia 29 de outubro, das 14h às 18h. O exame irá acontecer nas cidades de Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama, no estado do Paraná.

Todos os candidatos aprovados na primeira fase da seleção deverão participar também da segunda etapa do Vestibular 2024 da UEL, que será aplicada em dois dias diferentes:

  • 26 de novembro de 2023, das 14h às 18h: Prova de Línguas e Literaturas: Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação;
  •  27 de novembro de 2023, das 14h às 18h: Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos. 

Além dessas provas, os participantes que optaram pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico irão realizar uma prova de habilidades específicas no dia 28 de novembro, das 8h às 11h e das 14h às 18h.

Não podemos deixar de mencionar também que os candidatos aos cursos de Música também realizaram uma prova específica no dia de 24 de setembro, das 8h às 11h e das 14h às 18h. 

Vestibular UEL 2024: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular, a UEL está oferecendo 2.541 vagas. As vagas contemplam 52 cursos de graduação diferentes.

A UEL também divulgou a concorrência do Vestibular 2024. Nesta edição do processo seletivo, o curso mais concorrido é Medicina, com 126 candidatos por vaga. O curso menos disputado, por sua vez, é Arquivologia, com 0,28 candidatos por vaga.

Vestibular UEL 2024: inscrições

O período de inscrições para a próxima edição do Vestibular da UEL aconteceu entre os meses de julho e setembro. As inscrições foram recebidas de forma virtual no site da COPS/UEL.

No momento da inscrição, os estudantes deveriam indicar uma cidade para realização das provas do Vestibular 2024, além de uma modalidade de participação (ampla concorrência ou reserva de vagas) e uma língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês). 

Nesta edição do processo seletivo, a UEL permitiu que candidatos “treineiros” (que não completaram o ensino médio e que não estão cursando o último ano do ensino médio) se inscrevessem no vestibular. Porém, caso aprovados, esses participantes não poderão realizar matrícula na UEL. 

Vestibular UEL 2024: lista de livros obrigatórios

Os candidatos que irão participar das provas do Vestibular 2024 deverão ler os livros escolhidos para compor a lista de leituras obrigatórias do processo seletivo. Veja quais foram as obras literárias selecionadas para esta edição: 

  • Contos novos, de Mário de Andrade;
  • Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus;
  • O seminarista, de Bemardo Guimarães;
  • Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar;
  • Niketche, de Paulina Chiziane;
  • O rei da vela, de Oswald de Andrade;
  • Torto arado, de ltamar Vieira Junior;
  • Melhores poemas, de Fernando Pessoa;
  • Chove sobre minha infância, de Miguel Sanches Neto;
  • Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga.

Comentários estão fechados.