IMPA abre inscrições para 2ª Olimpíada Mirim de Matemática

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) abriu o período de inscrição para a Olimpíada Mirim-OBMEP, competição de matemática voltada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ligada à tradicional Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Essa é a 2ª edição da competição de conhecimento.

De acordo com o IMPA, após o sucesso da 1ª edição, que contou com 2,7 milhões de estudantes de escolas públicas, a organização decidiu incluir as escolas particulares. Desse modo, neste ano, a 2ª edição aceitará a participação de estudantes de escolas particulares. Com a inclusão das escolas particulares, um número maior de alunos terá acesso a um material didático que estimula o raciocínio lógico

Segundo o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, essa competição tem como um dos seus objetivos transformar a relação das crianças com a matemática através de atividades lúdicas e criativas. Nesse sentido, ele explica:

“A 2ª edição da Olimpíada Mirim traz muitos desafios: despertar o interesse das crianças pela matemática, envolver os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental e aumentar a participação das escolas. Neste ano, convidamos pela primeira vez os colégios privados para esta festa da matemática.”

Inscrições abertas

Conforme divulgado pelo IMPA, o período de inscrição já está está aberto. O período de inscrição segue aberto até o dia 16 de junho de 2023. O valor da taxa de inscrição para as escolas públicas é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Ainda de acordo com as orientações do Instituto, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais, federais, secretarias de educação e pelas unidades privadas.

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o site da Olimpíada Mirim e utilizar o código MEC/INEP para cadastrar uma senha. O acesso à área restrita será feito a partir do login (código MEC/INEP) e senha criada no ato de inscrição. No momento da inscrição, o responsável deve informar o número total de alunos participantes por nível: Mirim 1 e Mirim 2. 

Para as escolas públicas, a inscrição é gratuita. No entanto, no caso das escolas particulares, a confirmação da inscrição se dá mediante o pagamento de uma taxa dentro do prazo estabelecido, segundo o regulamento da olímpiada.

 Ao final da inscrição, a escola deverá obrigatoriamente guardar o recibo de inscrição, o qual servirá de comprovação da mesma.

2ª Olimpíada Mirim de Matemática

A Olimpíada Mirim-OBMEP contará com duas fases. Conforme o regulamento, a aplicação das provas é de responsabilidade das escolas. A aplicação da 1ª fase está marcada para 28 de agosto de 2023. Essa fase consiste em prova classificatória, composta por 15 questões de múltipla escolha.

Apenas os estudantes aprovados da 1ª fase estão convocados a participar da 2ª fase. A aplicação da 2ª fase está prevista para o dia 9 de novembro de 2023. Essa avaliação também contará com 15 questões objetivas.

O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º anos do ensino fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do ensino fundamental).

Ainda de acordo com o regulamento, a premiação consiste na entrega de certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes que obtiverem os melhores desempenhos. 

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Mirim-OBMEP é uma realização do IMPA com apoio da B3 Social, da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição conta também com o apoio do Ministério da Educação (MEC).

Com informações do Impa e da Agência Brasil.

Leia também UFLA abre inscrições para a 3ª etapa do PAS 2023 para ingresso de novos alunos no 2º semestre; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.