ENEM 2023: como dividir o tempo da prova de forma estratégica?

Entenda como você pode dividir o tempo disponível no ENEM

A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.

O ENEM é considerado uma das provas mais importantes de todo o país. Todos os anos, milhares de estudantes fazem o exame em um dos centros de aplicação no Brasil.

Nós sabemos que a divisão do tempo na prova do ENEM é uma tarefa complicada e que pode atrapalhar o desempenho de muitos candidatos. O tempo disponível é curto e talvez você acredite que ele não seja o suficiente para resolver todas as questões. Contudo, existem algumas estratégias que irão te ajudar a enfrentar essa dificuldade.

Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com algumas dicas que irão te mostrar como dividir o tempo de prova de forma estratégica no ENEM 2023. Confira!

Na prova de Linguagens, priorize a redação

A redação é um dos elementos mais importantes de toda a prova do ENEM, uma vez que ela impacta de forma decisiva a pontuação final do candidato no exame.

Dessa maneira, é fundamental que você separe tempo o suficiente para a sua redação: nada de escrever o seu texto correndo porque ficou sem tempo. Lembre-se de que a redação pode fazer uma diferença muito grande na sua nota final.

Você deverá escrever a sua redação no primeiro dia de aplicação de provas. Um erro cometido por muitos estudantes é resolver todas as questões primeiro e deixar a redação para ser escrita por último e em um curto período de tempo.

Busque intercalar a redação e as perguntas: você pode, por exemplo, resolver as primeiras 45 questões, fazer a redação e depois resolver as outras 45 questões.

Além disso, é fundamental que você reserve ao menos 1 hora e meia para a sua redação. Lembre-se de que o processo todo é demorado: você deve primeiro ler e entender a proposta, depois ler os textos de apoio, depois pensar em uma estrutura e em possíveis argumentos e, só então, começar a redigir.

Comece pelas questões fáceis e não perca tempo nas difíceis

No ENEM, divida o seu tempo de forma estratégica: resolva as questões mais fáceis e já garanta os seus pontos pelos acertos dessas perguntas. Se uma questão estiver muito difícil, pule e deixe para resolvê-la somente no final da prova se sobrar tempo.

Essa é uma estratégia que funciona no ENEM porque a prova usa o método TRI (Teoria de Resposta ao Item) como metodologia de correção e atribuição de notas para os candidatos. Com o TRI, a pontuação não é calculada somente com base na quantidade de respostas certas, mas também pelo nível de dificuldade das questões que certas ou erradas. Dessa forma, é importante priorizar o acerto das questões fáceis: dois candidatos que acertaram o mesmo número de questões podem, por exemplo, receber notas finais diferentes, dependendo da dificuldade das questões que cada um acertou.

Faça simulados em condições reais

Os simulados são a sua chance de não somente avaliar os seus conhecimentos em relação aos temas abordados pelo ENEM, mas também de praticar a divisão do tempo disponível para a realização do exame.

Assim, quando você estiver fazendo um simulado, busque simular também as condições reais que você vai enfrentar no dia da prova do ENEM: estipule exatamente o mesmo tempo que você terá disponível no dia e não fragmente o seu simulado, mas faça-o como seria no dia do exame.

Essa estratégia irá te ajudar a ficar acostumado com o tempo disponível para a resolução das questões do ENEM e, com isso, você irá chegar no dia da prova de verdade preparado. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.