UFLA abre inscrições para a 3ª etapa do PAS 2023 do 2º semestre

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) abre nesta terça-feira, dia 2 de maio, o período de inscrição para a 3ª etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) referente ao 2º semestre de 2023, Grupo XXII/ Triênio 2021-2023. De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 19 de maio de 2023.

Segundo a UFLA, desde a reformulação do processo seletivo, em 2019, este é o primeiro grupo a ter a oportunidade de novo processo seletivo.

Conforme as orientações do edital, os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da UFLA. O edital estabelece ainda que não haverá cobrança de taxa de inscrição para essa etapa. 

Poderão realizar a inscrição para a 3ª etapa do PAS 2023 do 2º semestre os estudantes que já tenham feito as duas primeiras etapas. Conforme o cronograma, os candidatos inscritos poderão fazer a conferência dos dados da inscrição nos dias 24 e 25 de maio. 

Aproveitamento das notas do Enem

Na 3ª etapa do PAS a UFLA não realiza aplicação de provas. Desse modo, para estabelecer as notas dos inscritos, a universidade considera o desempenho obtido pelos candidatos na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Portanto, para participar, é obrigatório ter feito o Enem 2022. No momento da inscrição, o estudante deverá informar o número de inscrição no exame. 

Conforme o edital, o resultado do Enem será obtido diretamente do INEP/MEC pela COPS/UFLA, considerando-se o número de inscrição do Enem fornecido pelo candidato no
ato de sua inscrição. Candidatos que forneçam número de inscrição no Enem não registrado na base do INEP/MEC serão eliminados.

Oferta de vagas

De acordo com o edital, a oferta total da UFLA é de 285 vagas para o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo deste ano. As oportunidades estão distribuídas entre cursos de graduação presenciais de diversas áreas.

Entre os cursos com vagas disponíveis estão os seguintes: Administração; Administração Pública; Agronomia; Química; Zootecnia; Ciência da Computação; Sistemas de Informação; Direito; Pedagogia; Engenharia Química, Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Materiais; Engenharia Florestal; Engenharia Física; Física; Matemática; Educação Física; Medicina; Nutrição; Ciências Biológicas; Filosofia; entre outros.

De acordo com o edital, do total das vagas, 267 são para os cursos de graduação de Lavras. Outras 18 vagas são para os cursos de graduação de São Sebastião do Paraíso.

Para esta seleção do PAS são ofertados 20% do total das vagas dos cursos de graduação presenciais da UFLA, relativas ao segundo semestre letivo de 2023. Para o preenchimento das demais vagas (80%), a UFLA usará o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Reserva de vagas

O edital estabelece ainda que a UFLA reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda. Há também percentual de vagas reservado para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.

Os estudante aprovados dentro das reservas de vagas para negros deverão passar por procedimento de heteroidentificação. 

Resultados

Para a classificação dos candidatos, a UFLA realizará a soma das notas obtidas pelos estudantes nas 1ª e 2ª etapas do PAS do anos anteriores e nessa 3ª etapa (que consiste na nota do Enem 2022).

A divulgação do resultado final da 3ª etapa do PAS 2023 está prevista para o dia 9 de junho de 2023. Na mesma data, a UFLA deve divulgar a lista de convocados em 1ª chamada e as orientações para as matrículas. A lista de documentos necessários para o registro acadêmico está disponível no edital.

Acesse o edital da 3ª etapa na íntegra para mais detalhes.

Leia também Inep divulga edital com as principais datas e procedimentos da 2ª etapa do Revalida 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.