IFSuldeMinas abre inscrições para o Vestibular 2023/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) está com o período de inscrição aberto para o Vestibular 2023/2. De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 17 de maio de 2023.

Conforme as orientações do edital, os interessados deverão realizar as inscrições exclusivamente on-line, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no Sistema de Inscrição em Vestibulares do Instituto.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo limite estabelecido, ou seja, até o dia 18 de maio. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais).

Isenção da taxa de inscrição

Terão direito ao benefício de isenção do pagamento da taxa os candidatos que cumprirem os pré-requisitos estabelecidos por meio do edital. Conforme o documento, o candidato deverá cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

  • a. ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,3 salário mínimo; e
  • b. ter concluído o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

Nesse sentido, no momento da solicitação, o estudante deverá anexar os documentos solicitados para fins de comprovação de ambos os critérios. Segundo o cronograma, os pedidos de isenção poderão ser feitos até o dia 26 de abril.

O cronograma indica ainda que o IFSuldeMinas publicará o resultado preliminar dos pedidos no dia 2 de maio, com recebimento de recursos entre 3 e 5 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, a lista final dos beneficiados com a isenção será publicada no dia 9 de maio.

Vestibular 2023/2

Esse processo seletivo contará com duas modalidades de seleção. Desse modo, os candidatos poderão optar por realizar as provas aplicadas pelo IFSuldeMinas ou pelo aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

No caso dos estudantes que optarem pelo uso das notas do Enem, o Instituto vai aceitar o uso de qualquer uma das edições ocorridas entre os anos de 2015 e 2022. No entanto, o Instituto vai eliminar do processo seletivo o candidato que obtiver nota igual a zero em quaisquer das áreas de conhecimento do Enem ou nota igual a zero na prova de redação do exame.

Provas

Para os candidatos que optarem pela modalidade tradicional de seleção, a aplicação das provas está marcada para o dia 4 de junho de 2023. De acordo com o cronograma, a aplicação será no período da manhã, entre 8h45 e 12h45.

O edital indica ainda que a avaliação abarcará os conteúdos referentes às disciplinas do Ensino Médio. Além de uma redação em Língua Portuguesa, os candidatos responderão a 50 questões objetivas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

Vagas e resultados

O IFSuldeMinas está ofertando vagas para ingresso nos seguintes cursos:

  • Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Profisional e Tecnológica (EaD) – 128 vagas;
  • Tecnologia em Cafeicultura, no campus Muzambinho – 32 vagas;
  • Licenciatura em Letras (EaD) – 192 vagas.

Metade das vagas ofertadas estão reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme estabelecido na Lei de Cotas. Há ainda reserva de vagas segundo estabelecido pelas ações afirmativas do Instituto.

A publicação do gabarito definitivo da prova objetiva está previsto para o dia 16 de junho. Já o resultado final, com a lista de convocados em 1ª chamada, será liberado em 27 de junho. Os convocados deverão realizar as matrículas no período de 18 de junho a 6 de julho de 2023.

Acesse o site do Instituto para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFVJM divulga prazo para o envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e demais datas da SASI 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.