IFSULDEMINAS recebe inscrições para mais de 20 mil vagas em 5 cursos EAD de Educação Inclusiva

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) está ofertando mais de 25 mil vagas em cinco cursos de Educação Inclusiva oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD). A oferta é do Campus Inconfidentes. Estudantes de todo o país podem participar.

De acordo com o edital, os cursos EAD de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de Educação Inclusiva com vagas disponíveis são os seguintes:

  1. Ética e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva;
  2. Compreendendo a Educação em uma perspectiva inclusiva;
  3. Cegueira – aspectos importantes sobre orientação e mobilidade;
  4. Atendimento aos estudantes com deficiência/ mobilidade reduzida;
  5. Livros sensoriais: práticas pedagógicas para o atendimento aos estudantes com deficiência visual.

Inscrições 

O período de inscrição já está aberto. De acordo com as orientações do edital, os interessados em participar de um dos cursos deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível site do Instituto.

O edital não estabelece escolaridade mínima para participação nos cursos. No entanto, somente as pessoas que têm mais de 16 anos de idade e possuem número de CPF poderão participar. Portanto, para se inscrever, basta ter interesse no tema e cumprir os dois pré-requisitos indicados no edital.

Além de informar todos os dados pessoais solicitados, o candidato deverá preencher e responder todas as perguntas do formulário de inscrição para efetivar o seu cadastro. 

Ainda conforme o edital, o período de inscrição para os cursos EAD de Educação Inclusiva segue aberto até o dia 4 de agosto ou até acabarem as vagas ofertadas. O edital indica ainda que não haverá cobrança de taxa de inscrição. 

Processo de seleção

O IFSULDEMINAS não realizará aplicação de provas ou análise documental para a classificação dos candidatos para as vagas. De acordo com o Instituto, o preenchimento das vagas será feito por ordem de inscrição até atingir o número de vagas ofertadas. Nesse sentido, quanto mais rápido o estudante realizar a inscrição, mais chance terá que conseguir uma vaga. 

Após a confirmação da inscrição dentro do limite de vagas disponíveis, o candidato receberá em até 5 dias úteis, no e-mail cadastrado no ato da inscrição, as instruções de usuário e senha para acesso à plataforma digital onde os cursos estão disponibilizados.

Sobre os cursos

Os cursos serão totalmente on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. Desse modo, todas as atividades acontecerão por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto.

De acordo com o cronograma, os cursos acontecerão no período de 6 de abril a 10 de outubro, com o objetivo de formar profissionais para apoio educacional de estudantes com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento.

Certificação

No fim de cada curso, o participante deverá realizar uma prova de múltipla escolha. Para receber o certificado, é preciso obter, pelo menos, 60% de aproveitamento no curso. A média do curso é calculada com base na frequência do aluno e no desempenho obtido em avaliação a ser realizada ao final de cada curso. O certificado será disponibilizado para o concluinte ao concluir a avaliação final de cada curso. 

O IFSULDEMINAS é uma instituição federal de ensino que oferta ensino técnico e superior. Além dos cursos presenciais, o IFSULDEMINAS oferta diversos cursos de formação continuada e qualificação profissional na modalidade EAD. Geralmente, os cursos a distância que não exigem encontros presenciais para fins avaliativos podem ser feitos por estudantes de todo o país.

Para mais informações, acesse o Edital de Cursos de Educação Inclusiva na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.