SASI 2023: UFVJM divulga período para pedidos de isenção da taxa de inscrição

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) divulgou as datas e procedimentos para os pedidos de isenção da taxa de inscrição da Seleção Seriada (SASI) 2023. A seleção refere-se aos triênios: 1ª etapa – Triênio 2023/2025; 2ª etapa – Triênio 2022/2024; 3ª etapa – Triênio 2021/2023.

De acordo com o edital publicado pela universidade, os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição poderão enviar os pedidos no período de 17 de abril a 16 de maio de 2023. 

Conforme as orientações da UFVJM, os pedidos de isenção devem ser feitos on-line, exclusivamente por meio do site da Copese (Coordenação de Processos Seletivos). No momento da solicitação, além de informar os dados solicitados, os estudantes deverão anexar todos os documentos exigidos para a comprovação dos critérios. 

Isenção total ou parcial

O edital prevê a concessão da isenção total e da isenção parcial do pagamento da taxa de inscrição. Ainda de acordo com o documento, será concedida Isenção Total, equivalente a 100% do valor da taxa de inscrição, ao candidato que estiver cursando (ou tiver cursado) o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e que comprovar:

  • estar com o Número de Identificação Social (NIS) atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e/ou;
  • possuir renda familiar mensal inferior ou igual a 1,5 salário mínimo per capita.

Já o benefício da Isenção Parcial, equivalente a 50% do valor da taxa de inscrição, será concedido ao candidato que comprovar estar matriculado ou ter cursado o Ensino Médio em escola pública, independentemente da renda familiar.

Segundo o cronograma, após a análise dos documentos, a UFVJM divulgará os resultados dos pedidos de isenção no dia 1º de julho.

SASI 2023

A UFVJM receberá as inscrições para as três etapas da SASI 2023 no período de 1º de julho ao dia dia 15 agosto de 2023. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site da UFVJM

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 115,00 para cada etapa, até o dia 16 de agosto.

Provas

De acordo com os editais, a aplicação das provas da 1ª e da 2ª etapas está marcada para o dia 29 de outubro de 2023. Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 3 de outubro, data de divulgação do Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), no site da universidade. 

Tradicionalmente, as provas da SASI contam com 45 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. A avaliação terá a seguinte organização:

  • Bloco I – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Arte, e Educação Física.
  • Bloco II – Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
  • Bloco III – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História e Geografia.
  • Bloco IV – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química.

De acordo com o edital, a UFVJM não realizará provas na 3ª etapa (triênios 2022/2024 e 2023/2025). A universidade fará o aproveitamento das notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do respectivo ano. Portanto, somente as etapas 1 e 2 contarão com aplicação de provas e os interessados em participar da 3ª etapa deverão se inscrever no Enem 2023.

Resultado

Segundo o cronograma, a divulgação das notas obtidas pelos estudantes nas 1ª e 2ª etapas está prevista para o dia 30 de março de 2024, enquanto o resultado da 3ª etapa deve sair em até 20 dias úteis após liberação do resultado do Enem 2023.

Veja mais detalhes nos editais da SASI 2023.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.